4. Semtur solicita vistoria no Terminal Fluvial Turístico
Semtur solicita vistoria no Terminal Fluvial Turístico Autor: Desconhecido

Semtur solicita vistoria no Terminal Fluvial Turístico

Agentes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e a equipe do 4º Grupamento de Bombeiros de Santarém estiveram no Terminal Fluvial Turístico, na manhã desta terça-feira (17), para uma avaliação da real situação da estrutura de sustentação do Terminal. A solicitação para a avaliação e emissão de relatório foi de iniciativa da Prefeitura  de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), visando a manutenção para a segurança dos freqüentadores do espaço.

De acordo com o coordenador dos Centros de Informações aos Turistas, neste caso, o Terminal Fluvial Turístico (TFT), a vistoria é necessária para que se tenha conhecimento das condições estruturais do trapiche e da balsa. “Solicitamos o apoio técnico da Defesa Civil e dos Bombeiros para a elaboração de um relatório técnico da estrutura física, principalmente das peças de sustentação do trapiche e da balsa, para avaliarmos quais medidas serão tomadas para a garantia da segurança das pessoas que freqüentam o terminal para passeio”, esclareceu Lauder Pita.

O subtenente Rosenilson Lavor do 4º Grupamento Bombeiro, informou que o relatório estará pronto ainda esta semana. “Não iremos emitir um laudo, faremos um relatório técnico, que estará pronto até esta sexta-feira (20), apontando os possíveis danos, que comprometam as estruturas do terminal, e conseqüentemente a segurança das pessoas que freqüentam o local”. O subtenente esclareceu ainda, que esta avaliação, só pode ser feita com a descida do nível das águas do rio Tapajós.

Segundo a agente da Defesa Civil Luciane Sousa, foram levantadas todas a informações para a emissão de um relatório técnico. "Até a próxima semana esse relatório estará pronto e será encaminhado para que a Secretaria de Turismo possa utilizar para a elaboração de um plano de ação, na busca de melhorias na estrutura do terminal".

Assim que os relatórios estiverem concluídos, assim como os estudos das medidas que serão tomadas para as melhorias estruturais do Terminal Fluvial Turístico, a Secretaria de Turismo tornará público a avaliação, bem como as medidas que serão tomadas para a manutenção da segurança das pessoas que utilizam o terminal.