4. Semtras leva usuários de serviços e programas para apresentações no Çairé

Semtras leva usuários de serviços e programas para apresentações no Çairé

Agencia Santarém

Esta quinta-feira (21), mais uma vez iniciou de uma forma diferente, os olhares estão direcionados para a vila balneária de Alter do Chão, onde inicia a programação de cinco dias do Çairé 2017. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), tradicionalmente participa desta linda festa, levando os idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e idosos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alter do Chão, com aproximadamente 150 pessoas dançando na abertura do Çairé no Lago dos Botos.

O (CCI) é um dos serviços da Semtras ofertados para as pessoas idosas. Eles vão apresentar a “Dança Paraíba Masculina” que objetiva promover a interação, mostrando através da apresentação a cultura nordestina para a sociedade santarena e região, fortalecendo e apresentando a cultura das diversas regiões do Brasil. As pessoas idosas que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alter do Chão, realizarão a apresentação denominada “Dança Xote Ecológico”, objetivando promover o fortalecimento dos vínculos comunitários dos idosos participantes, além da consolidação da cultura local. A Semtras estará divulgando em uma “Tenda Social”, seus programas e serviços e expondo os trabalhos realizados em oficinas realizadas pelos usuários participantes do SCFV, Programa de Atendimento Integral a Família (Paif) e grupo de mulheres.

A Semtras constitui um órgão institucional da administração direta municipal responsável diretamente pela elaboração e execução da Política de Assistência Social no Município de Santarém. A assistência social é uma política pública, dever do Estado e direito do cidadão que objetiva promover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e especial, e contribui com a inclusão social dos usuários e grupos específicos, além de assegurar que as suas ações garantam a convivência familiar e comunitária. O foco prioritário da Política de Assistência Social é a atenção às famílias, seus membros e indivíduos, tendo o território como base de organização. A gestão das ações na assistência social é organizada por meio de um sistema descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social (Suas), estruturado em níveis de complexidade, sendo a Proteção Social Básica, responsável pelas ações de prevenção, e a Proteção Social Especial, com as ações de atendimento especializado aos casos de violação de direitos.