Autor: Weldon Luciano
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recebeu na sexta-feira (21), equipamentos que serão utilizados na reabilitação de pacientes pós covid-19. Foram entregues macas portáveis, esteiras ergométricas, colchonetes, caixa de som, anéis de pilates e outros. A doação é fruto da iniciativa do PPA Solidariedade, com apoio da Cargill, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional( USAID).
“O serviço multiprofissional de reabilitação e psicossocial para pacientes pós covid-19 foi implantado em agosto de 2020 nas Unidades de Saúde Descentralizadas com o objetivo de acolher e proporcionar melhor acompanhamento daqueles que, mesmo após o período de quarentena da doença, apresentam algum tipo de sequela. Nossa gratidão aos nossos parceiros pelas doações que vão beneficiar e muito a população”, destaca Vânia Portela, titular da Semsa.
Atendimentos de fisioterapia, reabilitação respiratória por meio do pilates, treino funcional e fortalecimento muscular são as principais atividades oferecidas e que tem feito a diferença na vida das centenas de pessoas atendidas pela equipe.
A gestão municipal pretende transferir tais atividades para as Academias de Saúde vinculadas à Atenção Primária em Saúde, possibilitando facilitar o acesso do serviço aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente aquele com poder aquisitivo baixo.
Inicialmente o serviço deve beneficiar os moradores do entorno dos Bairros Jaderlândia, Residencial Salvação e Diamantino, devendo expandir-se posteriormente para outros pontos do município, onde tenha profissional da área capacitado e atuando nessas atividades.
“Vamos expandir o trabalho realizado nas Unidades Descentralizadas para as academias de saúde propiciando um número maior de pessoas atendidas com qualidade excelência, conclui Lauro Corrêa, coordenador das atividades de reabilitação pós-covid.