A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), abriu oficialmente nesta sexta-feira, 07, a campanha "Agosto Dourado" de incentivo à amamentação. A solenidade, na Unidade Básica de Saúde do bairro Santo André, reuniu parceiros das ações programadas, como o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) e a Secretária Municipal de Educação (Semed).
A programação também teve a participação de profissionais da saúde e mães em período de amamentação. Através da música, a cantora e compositora Marcele Almeida, também deixou sua mensagem de incentivo à amamentação. Em seu depoimento como mãe, relatou a dificuldade para amamentar a primeira filha.
"Mas todas as orientações que recebi foram fundamentais para que a situação não se repetisse com a segunda filha. Quando a gente se torna mãe, percebemos a responsabilidade pela amamentação. E, como artista, a junção da música e a vida materna tem sido um.grande diferencial na minha vida", ressaltou Marcele.
A coordenadora do Comdca, Roselene Andrade, destacou a amamentação como direito primordial das crianças. "E vocês (mães) são protagonistas nesse processo de olho no futuro saudável dos seus filhos e da sociedade. Porque eles serão os médicos, os advogados, os demais profissionais e os governantes. Por isso, cuidar bem deles agora é zelar pelo futuro de todos", enfatizou.
A enfermeira técnica do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente, Graça Almeida, coordenadora da campanha, destacou a importância do empenho de todos nas ações de sensibilização que serão realizadas no Agosto Dourado.
"Amamentar, além de um ato de amor é responsabilidade social por trabalhar também a prevenção de doenças que podem ser evitadas no sistema público de saúde".
Esclarecimentos - Durante o "Agosto Dourado" serão realizadas ações voltadas para o esclarecimento e a sensibilização sobre a importância da alimentação saudável dos bebês. Para isso, na próxima segunda-feira, 10, será realizada uma live pelas mídias sociais sociais da Prefeitura Municipal de Santarém sobre "Os desafios da amamentação no período da pandemia", com a participação de especialistas.