A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atendeu moradores durante uma ação na região do Tapará, por toda esta quinta-feira (8), no barracão comunitário da associação de moradores.
O evento contou com a parceria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que disponibilizou o barco Abaré para o deslocamento da equipe. Esta foi a viagem inaugural do Abaré, após a incorporação ao patrimônio da Ufopa.
Para o atendimento, a Semsa esteve com uma equipe de 3 médicos, 3 enfermeiros, 2 técnicos de enfermagem, 2 técnicos em saúde bucal e 1 odontólogo. Foram realizados atendimentos médicos e de enfermagem, coleta para a realização do Preventivo do Câncer do Colo Uterino (PCCU), testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, atendimento odontológico, vacinação, dentre outros.
Para o assessor das regiões de rios da Semsa, Sérgio Pereira, o objetivo dessas ações é levar qualidade de vida aos moradores das regiões ribeirinhas, possibilitando a eles acesso aos serviços de saúde. "As pessoas receberam nossa equipe com muita satisfação. Atendemos mais de 400 pessoas no Tapará. Foi uma grande ação que contou com o empenho de sempre da nossa equipe. Muito gratificante!", destacou.
Para a moradora da comunidade, Tarcila Delfina, a satisfação foi grande. "Uma ação como essa chega em boa hora, pois além de facilitar o atendimento, os ribeirinhos economizam deixando de gastar com passagens de barco para chegarem até a cidade em busca de atendimento à saúde". Isso, segundo ela, é muito útil e bastante importante para os ribeirinhos.
A Semsa deve continuar as visitas às regiões ribeirinhas por todo este ano, seguindo cronograma já estabelecido pela assessoria de rios, levando atendimento de saúde de qualidade a essas comunidades. A Semsa inicia no dia 16 a primeira viagem da equipe fluvial que atenderá o Alto Arapiuns. Dia 26, a equipe fluvial atenderá a Região do Tapajos.