4. Semsa e Uepa assinam termo de compromisso para residência médica em UBS's
Semsa e Uepa assinam termo de compromisso para residência médica em UBS's Autor: Desconhecido

Semsa e Uepa assinam termo de compromisso para residência médica em UBS's

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), assinou na manhã desta terça-feira (29), o termo de compromisso com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), para apoiar as atividades do Programa de Residência em Oncologia do Baixo Amazonas. A assinatura do termo surgiu após vários encontros entre a secretária de saúde Dayane Lima e representantes do curso de medicina da instituição acadêmica.

Dayane informou que o termo será cumprido sob a gerência da Semsa e as primeiras Unidades a receberem médicos residentes serão: Unidade Básica de Saúde (UBS) da Floresta e o Centro de Referência em Saúde da Mulher. Segundo ela, e ainda de acordo com as cláusulas do Termo, posteriormente outras Unidades de Saúde que possuam perfil também devem receber os médicos residentes.

Os estudantes serão escolhidos para a residência médica através de prova. Além disso, serão acompanhados e avaliados durante a prática médica por profissionais capacitados, disponibilizados pela Semsa.

"A carência de médicos é algo que acontece em todo o Brasil. Então, incentivar a residência médica em nossas Unidades de Saúde, além de ajudar os estudantes que estão iniciando suas carreiras, também ajuda no atendimento a nossos pacientes do SUS. É algo compensador para todos", salientou a secretária Dayane Lima.

Após aprovação do Termo, a previsão é que o programa de residência médica em oncologia comece a funcionar nas Unidades de Saúde do município a partir do mês de março deste ano.