A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai intensificar suas ações durante o período de carnaval. Para isso, todos os órgãos ligados à Secretaria estarão empenhados no atendimento à população, tudo para que o período transcorra na maior normalidade, dentro do possível.
Cerca de 70 profissionais devem atuar, em regime de escala, para atender a população em Santarém e Alter do Chão. As Unidades Básicas de Saúde (UBS's) do Santarenzinho, Nova República e de Alter do Chão, que possuem atendimento 24h, vão funcionar normalmente com suas equipes de profissionais no feriadão, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h e do Pronto Socorro Municipal (PSM), que vão estar atendendo os casos mais graves.
Em Alter do Chão, a Semsa reforçou a equipe, dobrando o número de médicos de 3 para 6, que trabalharão em regime de plantão. Três ambulâncias devem dar apoio nos eventos que acontecem na cidade e na Vila balneária, sendo que uma ficará em Alter do Chão, outra na praça de eventos e a terceira no estádio Colosso do Tapajós, dando apoio aos fiéis que vão participar do Cristoval. Além disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estará com sua ambulância de suporte avançado, com profissional médico, atuando para atender as ocorrências mais graves. Já as demais UBS's do município devem permanecer fechadas a partir das 18h deste sexta-feira (09), reabrindo suas portas na quarta-feira (14), a partir das 14h.
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) também vai intensificar o trabalho neste período. Serão duas equipes em Alter do Chão, sendo uma na praça do Sairé e outra na orla da Vila, fazendo a distribuição de preservativos, com orientação sobre o seu uso, além de testes rápidos de Sífilis, Hepatites B e C e teste de HIV. Em Santarém, o CTA estará com uma equipe na Praça de Eventos com essas mesmas atividades, levando orientação e prevenção aos foliões.