A turma do 8º da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Manoel Albuquerque recebeu uma palestra sobre as queimadas urbanas e seus riscos para a saúde e meio ambiente na manhã desta terça-feira (30). A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e tem por objetivo educar e conscientizar os jovens sobre o perigo das queimadas urbanas.
A palestra foi ministrada pelo agente da Semma João Corrêa. Ele levou alguns objetos confeccionados a partir de materiais recicláveis para mostrar aos jovens que o material que alguns queimam podem se tornar renda se reaproveitados corretamente. "Essa moto é feita totalmente de lata de alumínio, o custo pra fazer uma dessas é quase zero, mas é possível revendê-la por cerca de R$ 15,00. Imaginem quanto dinheiro alguém que queima lixo perde", explicou João Corrêa.
A atividade faz parte da campanha "Queimada é crime!" que visa, através de um conjunto de palestras, disseminar entre as famílias dos alunos de colégios públicos o combate à queimada, ensinando-os que tal ação é ilegal, além de explicar os males que a queimada causa ao corpo humano como problemas respiratórios noturnos e asma.