1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Semma doa mudas de açaí à quilombo Murumurutuba como incentivo a produção rentável da fruta
Semma doa mudas de açaí à quilombo Murumurutuba como incentivo a produção rentável da fruta Autor: Desconhecido

Semma doa mudas de açaí à quilombo Murumurutuba como incentivo a produção rentável da fruta

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
O projeto visa não só retomar a produção rentável do açaí como também evitar que a mesma possa preju...

O projeto visa não só retomar a produção rentável do açaí como também evitar que a mesma possa prejudicar a fauna e flora natural da região. Foto: Masih Saldanha. A comunidade remanescente de quilombo Murumurutuba há cerca de 10 anos produzia e vendia açaí para Santarém e áreas próximas, no entanto ações predatórias de alguns moradores das redondezas inibiu o cultivo da fruta que ocasionou a diminuição de espécies no local e prejudicou a geração de renda. 

Pensando nisso a comunidade iniciou um projeto, ainda sem nome definido, no início desse ano para mudar essa realidade e promover a volta da alta produtividade de açaí para a região. Para isso contataram a Prefeitura de Santarém que atendeu a solicitação através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam) em parceria com o Parque da Cidade. Foram doadas 100 mudas de açaí e um técnico agrônomo para orientar sobre as maneiras mais eficientes de produção desta e outras frutas. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (03).

Na ocasião, orientações sobre o plantio correto foram repassadas aos moradores que acompanharam com atenção as instruções de plantio como profundidade e largura da cova e as camadas de terra e material orgânico adequado para o açaí, bem como quais os cuidados para favorecer o crescimento mais rápido e produtivo das plantas.

Leia também:

Foram doadas 100 mudas de açaí e um agrônomo para orientar sobre as maneiras mais eficientes de produção desta e outras frutas. Foto: Masih Saldanha. Após as lições, os comunitários também receberam instruções sobre como favorecer o plantio e crescimento eficiente de outras plantas como o cupuaçu, abacate e limão, além de dicas de como lidar com pragas e doenças que possam acometer as plantas e como fazer o enxerto da maneira correta. O agente da Semma esclareceu todas as dúvidas sobre a legislação quanto à retirada de árvores para efetuar plantio de espécies frutíferas e comerciais como o açaí e explicou como manter o cultivo sem infringir a lei e prejudicar o meio ambiente.

Segundo Adelson Cardoso, morador da comunidade, o projeto visa não só retomar a produção rentável do açaí como também evitar que a mesma possa prejudicar a fauna e flora natural da região. “Nós queremos aumentar a renda da comunidade, mas sem causar mal ao meio ambiente, por isso pedimos a orientação da Semma para fazermos o plantio e cultivo da maneira correta e com as orientações do técnico agrônomo e do agente da Semma nós agora temos certeza que faremos tudo do jeito certo", explicou.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.