1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Seminário debate os avanços e desafios da implantação da Redesim no Estado do Pará
Seminário debate os avanços e desafios da implantação da Redesim no Estado do Pará Autor: Desconhecido

Seminário debate os avanços e desafios da implantação da Redesim no Estado do Pará

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
O VI Seminário Intermunicipal da Redesim foi realizado nesta quinta-feira (08), no auditório da Asso...

O VI Seminário Intermunicipal da Redesim foi realizado nesta quinta-feira (08), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces). O evento foi promovido pela Junta Comercial do Pará (Jucepa), com o apoio da Prefeitura de Santarém e outros parceiros. O principal objetivo foi celebrar os 10 anos da criação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios e debater sobre os avanços e desafios da implantação no estado.

"Os 144 municípios do Pará já aderiram ao sistema, isso é importante para o desenvolvimento do estado como um todo. Vale destacar que Santarém é um município modelo para nosso sistema, todos os órgãos de licenciamento e registro estão integrados e a gente percebe a busca pelo conhecimento e pela integração. Nós estamos hoje aqui a convite da Prefeitura, justamente para aperfeiçoar cada vez mais o sistema, e quem ganha com isso é o usuário da Junta comercial, o empresário, o contador e o próprio poder público", enfatizou a presidente da Jucepa Cilene Sabino.

Durante o evento foram abordados temas relevantes como os avanços do Registro Mercantil com a Lei da Redesim; A.I (Inteligência Artificial) Contabilidade em tempo real; o Panorama do Cooperativismo Paraense; Regularização junto ao Corpo de Bombeiros pelo Integrador Pará; o Papel da Codec no apoio aos novos negócios; Sistema Integrador Pará: Processo Digital e Novos Recursos; a Prefeitura de Santarém na Redesim (atendimento ao contribuinte, vigilância sanitária e análise de processo de baixo risco ambiental) e E-social com foco em órgãos públicos.

Entre os palestrantes estavam representantes da Jucepa Iêda Carvalho e Aiua Reis Queiroz; Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA) Ataís Oliveira; Organização das Cooperativas Brasileiras no Pára (OCB-PA) Almerindo Ribeiro; Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM-PA) Tenente Coronel Jaime Oliveira; Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec-PA) Alberto de Oliveira; Divisão de Atendimento ao Contribuinte da Secretaria de Gestão, Orçamento e Finanças de Santarém (Semgof) Vilberto Sá; Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Santarém (Semsa) Walter Mattos; Secretaria de Meio Ambiente de Santarém (Semma) Suelen Silva e Receita Federal Maria Eliane Almeida.

A titular da Secretaria de Finanças de Santarém Josilene Pinto avaliou o seminário de forma positiva. "Foi um evento importante para avaliarmos de que forma está sendo conduzido o uso do Sistema Integrador Pará em Santarém. Um evento muito proveitoso e importante também para comemorarmos os 10 anos da Lei da Redesim. Avalio positivamente para a gestão pública e também para o contribuinte pelo fato de ter sido muito participativo", disse.

Para o Procurador Jurídico do Município de Santarém Wagner Murilo de Castro Colares debates como esses são importantes para absorver novos conhecimentos. "É um evento muito importante, a Redesim é uma inovação para acabar com a burocracia que há, principalmente, nos órgãos públicos e isso é bom para todo mundo. O empresário tem a transparência do poder público, estamos caminhando para evoluir os trabalhos no nosso município. Então, um seminário desses é muito bom para tirar as dúvidas", avaliou.

Além dos palestrantes e da secretária de finanças Josilene Pinto o evento contou com a presença do vice-prefeito, José Maria Tapajós; Secretária de Meio Ambiente de Santarém, Vânia Portela; Secretário de Mobilidade e Trânsito, Paulo Jesus; a Controladora Geral do Município de Santarém, Roberta Merabet; Coordenadora da Coordenadoria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CHDU), Nelcilene Lopes; Delegada da Receita Federal, Lourdes Tavares; servidores públicos, empresários, contadores, advogados, administradores, empreendedores e estudantes.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.