Autor original: Ronnie Dantas
No último sábado (12), a secretária de Educação de Santarém, Mara Belo esteve na região da Santarém Curuá-Una, para discutir com produtores rurais das comunidades Tiningu, Murumuru e Murumurutuba a implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Na oportunidade, Mara Belo destacou a regionalização da Alimentação Escolar por meio de um cardápio saudável aos alunos e ainda sobre os trâmites legais para que os trabalhadores rurais possam fornecer produtos da Agricultura Familiar à Semed.
Por sua vez, os produtores citaram as maiores dificuldades para escoamento da produção. "Essa venda para o PNAE também vai favorecer muito a questão da economia, porque é uma coisa que vai ficar aqui dentro da comunidade, então, isso é muito válido porque o que vinha atrapalhando era a questão da burocracia de documentos e agora, com a explanação que foi colocada a respeito de documento então a comunidade tá preparada e creio que vai trabalhar pra isso", disse Benedito Mota (Bena), presidente da comunidade Tiningu.
Azemar Silva dos Santos, produtor da comunidade Murumurutuba, ressaltou a vontade dos produtores em progredir, só precisavam de um incentivo. "Tem muitos produtores que tem vontade de progredir, de plantar, de criar, porém, faltava isso. Com esse incentivo e uma melhoria dos ramais para escoamento da produção nós temos capacidade de produzir até pra fora do município porque nossa extensão é grande, nossas terras são boas e eu tenho certeza que nós temos condições, sim, de abastecer principalmente as nossas regiões de comunidades quilombolas", destacou Azemar Silva dos Santos, produtor da comunidade Murumurutuba.
Vanda Maia, da Divisão de Atendimento ao Educando (DAE) falou sobre a parte prática do processo, ou seja, como é feito o cardápio da merenda escolar e toda a logística aplicada na aquisição e distribuição dos alimentos.
O vereador eleito Erasmo Maia (DEM) também presente na reunião, assumiu o compromisso de articular uma agenda envolvendo outras secretarias do governo municipal e até órgãos do estado, como a Emater, visando potencializar a produção com ajuda de assistência técnica.
Outras reuniões serão agendadas na comunidade para dar prosseguimento a esse compromisso assumido entre a gestão do Prefeito Nélio Aguiar, por meio da Semed junto aos produtores rurais quilombolas.