1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Semap recebe prêmio “Celino Rodrigues” como instituição municipal parceira da Resex Tapajós Arapiuns
Semap recebe prêmio “Celino Rodrigues” como instituição municipal parceira da Resex Tapajós Arapiuns Autor: Desconhecido

Semap recebe prêmio “Celino Rodrigues” como instituição municipal parceira da Resex Tapajós Arapiuns

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
A ação fez parte das comemorações dos 21 anos da criação da Reserva e 20 anos da organização Tapajoa...

A ação fez parte das comemorações dos 21 anos da criação da Reserva e 20 anos da organização Tapajoara

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) foi premiada no final de semana na Comunidade Tucumã, como instituição municipal parceira da Resex Tapajós Arapiuns. A ação fez parte das comemorações dos 21 anos da criação da Reserva e 20 anos da organização Tapajoara. Na oportunidade, personalidades e instituições parceiras receberam o prêmio denominado amigos da Resex que prestou homenagem a um dos fundadores da Reserva “Celino Rodrigues” morador da Comunidade Nuquiní no Rio Tapajós.

O secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa esteve na cerimônia representando o Prefeito Nélio Aguiar. Em sua fala, disse da alegria em receber o reconhecimento da Resex como instituição municipal parceira. Agradeceu a todos que se empenharam para a realização do evento. “Enquanto município nos sentimos felizes em receber esta homenagem de uma organização importante e séria que é a Tapajoara. Continuaremos lutando juntos em busca de melhorias afim de beneficiar a população tradicional das comunidades que residem na reserva”, disse Costa.

Segundo o presidente da Tapajoara Dinael Cardoso, o prêmio buscou valorizar as personalidades e instituições que muito colaboram com o trabalho a frente da reserva. Para ele é um momento de agradecimento. “Defino esse momento como especial. É um incentivo para que continuemos buscando políticas públicas para as comunidades que estão situadas na Reserva. Esse reconhecimento da Tapajoara valoriza os nossos moradores e principalmente os nossos parceiros, como: Ong’s, empresas e Governo Municipal”, afirmou.

Miguel Lima, 56 anos, da comunidade Suruacá foi um dos homenageados com o Título de Honra ao Mérito por ser um dos idealizadores da criação da Reserva. Miguel viu a Resex ser criada e lutou pela região. “Batalhamos muito, fomos ameaçados de morte pelas madeireiras, ninguém dava ouvido para isso. Mas conseguimos o nosso objetivo que era criar a Resex. Fico feliz com esse título, dedico ele a todos os meus colegas que lutaram junto comigo”, disse.

Resex Tapajós Arapiuns

Com 21 anos recém-completados, a Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns, localizada nos municípios de Santarém e Aveiro, é um dos maciços verdes mais preservados do Pará. Composta de 74 comunidades, a reserva concilia geração de renda para os moradores com a conservação da Floresta Amazônica.

A unidade é considerada um modelo de gestão na Amazônia. As comunidades são organizadas abarcadas por uma associação-mãe, chamada Tapajoara. Todas as decisões sobre a reserva passam pelo conselho e a população tem voz ativa. Participam ainda do conselho o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão do território, representantes estaduais e municipais, universidades, organizações não governamentais e cooperativas.

A unidade ocupa uma área de 677.513 hectares. Foi criada em 6 de novembro de 1998 por demanda das comunidades. O objetivo na época era proteger o território dos ribeirinhos do avanço das madeireiras que atuam no local. A área é gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.