Reunião realizada na manhã desta quinta-feira (12) de abril, na Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), reuniu além do titular da pasta, Bruno Costa, representantes da Emater, Sedap, Senar, Adepará, assim como o vereador Didi Feleol. O foco do encontro foi discutir atividades de assistência técnica de forma cooperada para a região do Lago Grande, visando atender as comunidades dessa região de Santarém.
Hoje, as localidades recebem ações pontuais realizadas principalmente pela Semap, por meio de técnicos do Núcleo de Incentivo à Produção Familiar (Niprof), cabendo destacar as atividades de mecanização junto a produtores familiares.
A partir da discussão entre os participantes da reunião foi estabelecido previamente que será desenvolvido um plano de trabalho para ações de assistência técnicas mais incisivas para a área. A ideia é deslocar um grupo com profissionais de vários órgãos em um regime de mutirão a ser realizado num período de uma semana a 15 dias. Todavia, para que isso seja possível, é fundamental que o escritório, situado na Vila de Curuai, seja reativado para abrigar a equipe que irá atuar na região, o que também foi debatido hoje.
Nas próximas semanas, o grupo que participou da reunião desta quinta-feira volta a reunir. Como deliberação previa ficou estabelecido que a primeira iniciativa a ser realizada será o levantamento das demandas das comunidades do Curuai, para assim estabelecer qual a atividade mais viável para o fomento da economia daquela região.