Restauração florestal foi tema do encontro que reuniu profissionais que atuam na área ambiental na região oeste do Pará.
A programação faz parte do curso de Restauração Florestal (Foto: Júlio César Antunes) O encerramento da Semana Municipal de Meio Ambiente de Santarém foi marcado por encontro entre profissionais da área ambiental que atuam na região oeste do Pará. A programação faz parte do curso de "Restauração Florestal" promovido pela organização não governamental The Nature Conservancy Brasil (TNC Brasil). A reunião foi no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam).
"O curso vem propondo a importância da restauração ecológica de áreas degradas. Abrange todos os fatores, desde a biodiversidade, a interação biológica, a questão das sementes, espécies, sistemas agroflorestais, os diversos tipos de restauração e agora o último módulo estamos trabalhando a legislação ambiental", explicou a engenheira florestal e participante do curso, Paula Pereira.
A capacitação está destinada a técnicos e especialistas, públicos e privados, que trabalham com regularização ambiental, assistência técnica rural, elaboração de projetos de restauração, fiscalização e atividades para o cumprimento do Código Florestal Brasileiro (CFB).Meio ambiente, responsabilidade foi o tema deste ano da Semana do Meio Ambiente(Foto: Júlio César Antunes)
"Atualmente temos um forte debate sobre a questão climática, desenvolvimento e conservação. A proposta se insere nesse contexto. E hoje, nesse painel específico entre agricultura e florestas, traz um conjunto de debates, a questão fundiária, produção e o desafio do Estado e Municípios", afirmou a coordenadora da TNC Brasil na região oeste do Pará, Teresa Moreira.
Leia também:
"Avalio toda a Semana de forma muito positiva. O intenso envolvimento dos nossos parceiros em todo o processo, dividindo as responsabilidades. O meio ambiente é responsabilidade de todos", destacou a secretária de Meio Ambiente Vânia Portela.Curso vem propondo a importância da restauração ecológica de áreas degradadas (Foto: Júlio César Antunes)
Semana do Meio Ambiente
Esse ano o tema abordado é "Meio ambiente, responsabilidade de todos" que tem como objetivo principal chamar a atenção da população para reflexões a respeito dos cuidados que todos devem ter com o lugar em que se vive.
A Semana Municipal de Meio Ambiente é promovida entre a parceria da Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Semma), Infraestrutura (Seminfra), Turismo (Semtur) e Educação (Semed); Governo do Estado do Pará/Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); Capitânia Fluvial de Santarém/Marinha do Brasil; Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes); Serviço Florestal Brasileiro (SFB); Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio);1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental/Polícia Militar do Pará (Cipam/PMPA); The Natury Conservancy/Brasil (TNC); Ordem dos Advogados do Brasil/ Subseção Santarém (OAB Santarém); Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopresan); Instituto de Pesquisa da Amazônia/Baixo Amazonas (Ipam/BAM) e Faculdade Pitágoras.
No dia 5 de junho de cada ano comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada por ocasião da Conferência de Estocolmo, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972.
Por isso, promove-se anualmente em Santarém a Semana Municipal do Meio Ambiente que esse ano ocorre no período de 04 a 08 de junho.
A data é celebrada em todo mundo com inciativas individuais e coletivas em defesa do meio ambiente.Encerramento contou com a presença de agentes ambientais da região oeste do Pará (Foto: Júlio César Antunes)