O Procon Santarém tem realizado atividades educativas nas ruas de Santarém. A programação faz parte da Semana do Consumidor, que é um período comemorativo ao Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março. Ela, originalmente, é chamada de Dia Mundial dos Direitos do Consumidor e além de promover promoções, visa conscientizar sobre como os compradores podem se proteger.
Este ano, as ações estão seguindo programação temática, temas como: práticas abusivas comuns que o consumidor pode denunciar ao Procon; como se prevenir de golpes financeiros; compras online, direitos e deveres do consumidor; direito do consumidor junto às operadoras, estão sendo abordados durante as ações.
Para fechar a programação da semana do consumidor, nesta sexta-feira (17), haverá uma palestra na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), no auditório do Campus Tapajós, na Rua Vera Paz, das 8h30 às 12h30, promovida pelo MPPA, com o tema “Consumo consciente: alternativas para um planeta sustentável”. As inscrições estão abertas para o público em geral, e poderão ser feitas, também, no local.
Dica ao consumidor
Prefira lojas físicas- Em datas com grande apelo comercial como essa, a compra na loja física traz inúmeras vantagens, como um atendimento personalizado e dirigido, poder de negociação com os vendedores e claro, a boa e velha relação de compra e venda olho no olho, com um bom aperto de mão ao final.
Dicas para evitar fraudes nas compras online
1. Pesquise a idoneidade da empresa
Confira os dados comerciais da empresa de comércio eletrônico. Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados como razão social, endereço, telefone e CNPJ, de preferência, em sua página principal. Desconfie de sites que não seguem essa regra.
2. Sem contato, nem pensar
Identifique as informações de contato. Quanto mais fácil você localizar telefones, endereços e e-mail para entrar em contato com o comércio eletrônico, tirar dúvidas ou encaminhar problemas, mais confiável o site e é menos provável que você seja vítima de um golpe virtual.
3. Fique de olho na certificação digital
Cheque as certificações digitais para evitar fraudes. As lojas virtuais que se preocupam com a segurança de seus clientes buscam obter selos de segurança e certificações digitais que protegem os dados fornecidos pelos clientes.
4. Fuja de promoções mirabolantes
Se um determinado produto está com o preço tão tentador que você quase não consegue deixar de comprar, pare, respire fundo e não compre. Preços muito reduzidos podem ser sinal de tentativa de fraude.
5. Atente à qualidade dos textos
Procure pistas de golpe no site. Erros de português e fotos de má qualidade são bons indícios de sites que não são idôneos, construídos de forma amadora e com a finalidade exclusiva de tirar dinheiro das pessoas.
Programação
Ações educativas de panfletagem no centro de Santarém - Procon nas ruas:
Dia: 13/03/2023
Tema: 8 práticas abusivas comuns que o consumidor pode denunciar ao Procon.
Dia: 14/03/2023
Tema: Como se prevenir de golpes financeiros.
Dia: 15/03/2023
Tema: Compras online, direitos e deveres do consumidor.
Dia 16/03/2023
Tema: Telefonia – direitos do consumidor junto às operadoras.
Dia 17/03/2023
Participação no evento "Consumo consciente: alternativas para um planeta sustentável”. Realização: MPPA. Local: auditório da Ufopa. Horário: 8h30 às 12h30.