1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Semana de prevenção da gravidez na adolescência encerra com roda de conversa na Matinha
Semana de prevenção da gravidez na adolescência encerra com roda de conversa na Matinha Autor: Desconhecido

Semana de prevenção da gravidez na adolescência encerra com roda de conversa na Matinha

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Roda de conversa na Escola São Felipe sobre prevenção da gravidez na adolescência. Foto-Ascom Semsa...

Roda de conversa na Escola São Felipe sobre prevenção da gravidez na adolescência. Foto-Ascom Semsa

Com o tema Gravidez na Adolescência: riscos e consequências, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), encerrou nesta sexta-feira (14), o círculo de rodas de conversa da Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A programação aconteceu na Escola São Felipe e foi coordenada pela Estratégia Saúde da Família do bairro Matinha.

"Foi uma semana intensa de programações nos bairros do nosso município para esclarecimentos importantes, dos riscos e as consequências de uma gravidez na adolescência, visto que a falta de estrutura emocionais e financeiras acabam com muitos sonhos e na grande maioria trazendo sérios riscos à saúde da adolescente, pela falta de preparo do próprio corpo da menina e essa semana foi importante para esclarecer sobre essas situações”, destacou a secretaria de Saúde, Dayane Lima.

A enfermeira coordenadora da Unidade, Rusileia Lima, descreveu como aconteceu a dinâmica da roda de conversa. "Hoje tivemos a oportunidade de realizar uma roda de conversa com os alunos da escola São Felipe, com a temática Gravidez na Adolescência, onde a equipe de saúde levou para os adolescentes as formas de conscientização, os conflitos vivenciados na família quando se deparam com a ocorrência da gravidez precoce e finalizamos falando sobre os possíveis transtornos emocionais causados pela gravidez precoce", ressaltou.

Para a adolescente Rayane Milena, a roda de conversa foi muito esclarecedora. "A conversa de hoje, tem muita importância não só para mim, mas para quem participou, pois veio nos alertando, sobre os riscos de uma gravidez na adolescência e isso ocorre muito aqui na nossa escola. Muitas meninas de pouca idade passando por essa situação, não sei se por falta de informação ou por falta de cuidado. Hoje tivemos orientação de como nos cuidar para evitar. Muitas coisas não sabíamos e a palestra veio tirar muitas dúvidas”, explicou.

Na última quinta-feira (13), as rodas de conversa aconteceram nas Unidades da Conquista/Alvorada, Santana e Santarenzinho. A programação da semana encerrou, mas a campanha de prevenção da gravidez na adolescência continua durante o ano nas unidades de saúde e nas escolas do município, por conta do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (PSE).

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.