A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) realizou de 24 a 27 de agosto, a 2ª etapa da ação itinerante que leva os serviços da assistência social aos bairros mais distantes de forma a descentralizar os atendimentos. Mais de 1.500 pessoas dos bairros Matinha; Cambuquira; Santo André; São Francisco; Elcione Barbalho; Maracanã; São Cristóvão e Amparo foram atendidas.
De acordo com a coordenadora da Proteção Social Básica Marlen Ribeiro, a maior procura de atendimentos foram pelos psicológicos e a questões relacionadas ao Cadastro Único. “As atualizações e inclusões do Cadastro Único ainda são as maiores demandas por parte da população, identificamos também que diante da pandemia há muita procura pelos atendimentos psicológicos. No bairro São Francisco, dos 267 atendimentos, 83 foram psicológicos motivados pelo estresse da pandemia. É uma preocupação, mas vamos continuar realizando os acompanhamentos nos Cras nas áreas de abrangências” garantiu Marlen.
“Diante da situação de pandemia da covid-19, intensificamos as ações itinerantes de Assistência Social garantindo atendimento facilitado. Estamos alcançando os nossos objetivos de conseguir fazer com que a população seja atendida próxima de casa para que não tenham que ir aos locais mais distantes, ficando expostas a contaminação. Seguimos todas as orientações de saúde nesse atendimento”, observou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.
As ações levam atendimentos realizados dentro dos Centros de Referência de Atendimento Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência Especializado de Atendimento á Mulher- Maria do Pará, informações sobre o Programa Criança Feliz, orientações sobre o Cadastro Único, Programa Bolsa Família (PBF) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), carteira interestadual do Idoso, do Autista, atendimentos psicológico e social.
Na próxima semana ocorrerá a 3ª etapa da ação que irá abranger bairros da área urbana e região do planalto.