4. Secretário da Sedap ouve demandas de produção agrícola em visita à Santarém
Secretário da Sedap ouve demandas de produção agrícola em visita à Santarém Autor: Desconhecido

Secretário da Sedap ouve demandas de produção agrícola em visita à Santarém

Em visita oficial aos municípios que compõem a região do Oeste do Pará, o Secretário de Desenvolvimento de Agropecuária e da Pesca do Estado (Sedap), Hugo Suenaga, esteve em Santarém na quinta-feira (14) e sexta-feira (15), para traçar estratégias quanto ao avanço do desenvolvimento econômico para geração de renda e investimentos para a região.

Na quinta-feira (14), reuniu no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental de Santarém (Ciam), com o prefeito Nélio Aguiar, vice-prefeito José Maria Tapajós, secretário do Centro de Governo do Baixo Amazonas Henderson Pinto, Secretário de Agricultura e Pesca de Santarém Bruno Costa, além de representantes das demais Secretarias municipais, Vereadores e outras autoridades.

Na ocasião, o prefeito Nélio Aguiar entregou ao secretário uma pauta prioritária ligada ao fortalecimento da produção agrícola do município referente a aquisição de equipamentos para a manutenção de ramais, piscicultura e assistência técnica. "Foi a oportunidade para apresentarmos demandas ligadas a Agricultura e Pesca do nosso município. É importante ter um momento como esse para buscarmos parcerias junto ao estado", ponderou Aguiar.

O titular da Sedap Hugo Suenaga ressaltou que é necessário pensar o estado como um todo, por isso faz-se necessário a realização de encontros. "Estamos visitando Santarém a fim de ouvir as demandas dessa região, principalmente do setor rural. Dialogamos enquanto estado no sentido de dar a nossa contribuição em busca de uma região melhor e mais justa para todos", destacou.

Na sexta-feira (15), o secretário esteve visitando a UAGRO de Santa Rosa (Base Física da Sedap), o centro de pesquisa e produção de alevinos, onde filhotes de peixes são doados aos produtores locais. Neste mesmo centro há uma sala de treinamentos onde são recebidos alunos de diversas universidades para aulas práticas. Na ocasião, estavam presentes também o Secretário de Governo Henderson Pinto, Secretário da Semap Bruno Costa, além de outros parceiros.

"A visita teve como objetivo apresentar ao secretário Hugo a estrutura da Unidade e as parcerias que serão firmadas para que se possa manter o espaço de muita importância para a reprodução e fortalecimento da piscicultura em toda a região. O prefeito Nélio tem todo interesse em contribuir enquanto governo municipal com a continuidade das atividades e progresso que lá são desenvolvidas, destacou o secretário da Semap Bruno Costa.

O secretário visitou também o Complexo do Mercadão 2000. Fundado em 1985, com 385 boxes, o Mercadão 2000 é o principal centro de abastecimento do Baixo Amazonas. Uma das atrações imperdíveis é o mercado de pescado, frutas regionais e artesanato. "Informei a ele que o nosso prefeito Nélio levou a Brasília uma demanda de recurso para revitalização do espaço. Com isso, o secretário se colocou à disposição para auxiliar nesta captação e nas articulações", explicou Bruno Costa.