Cerca de 50 servidores públicos participaram na manhã desta quarta-feira (25), no Plenarinho da Câmara de Santarém, de uma palestra com o tema "Gestão Orçamentária e Financeira", ministrada pela Secretária Josilene Pinto, da pasta de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof), da Prefeitura de Santarém.
A formação que é promovida pela Fundação Ulysses Guimarães, visa proporcionar a atualização e o aperfeiçoamento dos gestores públicos referentes às noções gerais da administração pública, bem como competências e atuação do Poder Legislativo.
"O objetivo é esclarecer para o servidor público como funciona na prática esse equilíbrio que a administração pública municipal tem que ter em relação à receita e despesa, ou seja, aquele recurso que você tem disponível para fazer o investimento e investir até aquele limite que você tem disponível para manter o equilíbrio financeiro entre o orçamento e sua execução. O servidor entendendo melhor como o orçamento funciona, facilita no desempenho das suas atividades", explicou a secretária de Finanças, Josilene Pinto.
Durante o evento, os servidores municipais conheceram conceitos de Sistema de Planejamento Governamental (PPA, LDO; LOA); Programação Orçamentária, Diretrizes para Programação e Orçamento; Sistema de Informações Orçamentárias, Receitas e Despesas; Gestão Orçamentária e Financeira: Despesas, Fundos Especiais, Convênios e Relatórios de Gestão Bimestral e Quadrimestral à Luz da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF.
Para o assessor parlamentar Marcelo Dourado, o tema da palestra foi interessante e pertinente para as ações rotineiras. "Essa formação vem contribuir muito para o nosso dia a dia, pois todo conhecimento é válido. Assim vamos ter uma noção mais ampla de como realmente funciona um órgão público", disse.
O servidor público Jorge Bezerra Pereira, afirma que iniciativas como essas são importantes para absorver novos conhecimentos e contribuem para a atividade profissional. "Na minha concepção essa formação está sendo muito importante porque está abrindo o nosso entendimento. Estamos entendendo como é possível trabalhar de uma forma bem esclarecida sobre a temática gestão financeira", concluiu.