4. Secretaria de Assistência Social promove várias ações em celebração ao Dia Internacional da Mulher
Secretaria de Assistência Social promove várias ações em celebração ao Dia Internacional da Mulher Autor: Desconhecido

O Centro de Referência Especializado de Atendimento á Mulher - Maria do Pará, da Prefeitura de Santarém, administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtras) esteve em parceria com a Delegacia da Mulher (Deam) realizando uma programação especial na manhã desta sexta-feira (08), na sede da Delegacia, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. A ação contou com um café da manhã ofertado pelas damas da Maçonaria, testes rápidos realizados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e ações de beleza com cortes, limpeza facial, designer de sobrancelha e maquiagem.

Maria Aldineia sentiu-se muito especial com a programaçãoMaria Aldineia Souza da Silva, 42 anos, doméstica, aproveitou a folga para participar da programação. Ela contou que ficou muito feliz. "Hoje foi minha vez de receber tudo que tenho direito, nem irão me reconhecer em casa. O dia da mulher é todo dia, mas hoje é especial."

A coordenadora do Centro Maria do Pará Diany Castro, destacou um dos motivos de comemoração no Dia Internacional da Mulher. "A gente tem que comemorar que as mulheres ao menor sinal de violência estão denunciando e buscando respeito do homem que está ao seu lado. Infelizmente, a violência sempre irá existir, mas a mulheres estão cada dia mais buscando seus direitos, seus sonhos, uma vida digna e sem violência e, sobretudo com respeito. As mulheres de Santarém podem contar com toda uma rede de proteção completa capacitada para receber e acompanhar a vítima de violência doméstica", Diany também parabenizou em nome da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito todas as mulheres servidoras da Prefeitura de Santarém.Superintendente da Polícia Civil delegado Jamil Casseb, delegadas Andreza Alves e Luanda Tupiassu

A delegada da mulher Andreza Alves destacou que hoje é um dia de celebração, mas muita coisa ainda precisa ser feita. "Muitas conquistas ainda precisam ser alcançadas, ainda existem muitas desigualdades entre homens e mulheres tanto na questão familiar quanto econômica. Santarém já conta com muitos avanços como o funcionamento da Delegacia Especializada da Mulher que possui uma equipe completa e também com as mulheres denunciando mais, não permitindo viver em uma situação de violência", pontuou a delegada.

"Nesse dia tão especial temos que fazer o reconhecimento ao trabalho desempenhado pela delegada Andreza e todos os funcionários que compõem a Delegacia da Mulher. Temos avanços a comemorar com os atendimentos diuturnamente, e os plantões aos finais de semana, avanços conquistados com muita luta, empenho e compromisso. Parabenizamos as mulheres que estão procurando cada dia mais seus direitos", disse o Superintendente da Polícia Civil delegado Jamil Casseb.

A equipe do Centro Maria do Pará irá realizar nesta sexta-feira (08) uma palestra com o tema "Políticas públicas em defesa da vida e da dignidade das mulheres", no Ginásio da Escola Santa Clara às 19h. Também nesta sexta-feira (8), a coordenadora Diany Castro receberá uma homenagem do Conselho da Mulher Empresarial, ás 19h, no Hotel Barrudada.

O Centro Maria do Pará está promovendo palestras sobre o empoderamento feminino em escolas, igrejas, Cras e PPB.Testes de saúde também foram ofertados

Confira:

Dia 09.03 - Escola Minicipal Ester Ferreira, às 8h30 e às 16h na Igreja Nossa Senhora do Santana
Dia 11.03 - Cras Belterra às 13h.
Dia 14.03 - Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida
Dia 15.03 - Projeto Prefeitura nos Bairros (PPB) na Escola Helena Lisboa, às 8h
Dia 16.03 - Igreja Presbiteriana às 7h.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República abriu na quinta-feira (07), a programação com um café da manhã, ação de beleza, palestra e homenagens e contou com um público de 28 idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).