1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Seaster realiza Seminário sobre Programa Primeira Infância no SUAS em Santarém
Seaster realiza Seminário sobre Programa Primeira Infância no SUAS em Santarém Autor: Desconhecido

Seaster realiza Seminário sobre Programa Primeira Infância no SUAS em Santarém

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
O município de Santarém sediou o Seminário sobre o Programa Primeira Infância no Sistema Único de As...

O município de Santarém sediou o Seminário sobre o Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a Intersetorialidade da gestão dos serviços e programas da Proteção Social Básica (PSB) de 10 a 13 no auditório do Centro Regional de Governo. O seminário debateu amplamente sobre a importância do programa para a gestão e principalmente a população assistida.

Na abertura do seminário o Prefeito Nélio Aguiar e a Secretária Celsa Brito agradeceram a vinda à Santarém da representante do Ministério da Cidadania e também da equipe da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) que trouxe vários profissionais para atualizar e orientar os trabalhadores no âmbito do SUAS voltado ao programa Primeira Infância e o Criança Feliz.

“Esse programa é novo. É a menina dos olhos do Governo Federal, e Santarém reconhecendo a importância dele que trabalha com um público que devido a própria dificuldade de acesso aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da mulher grávida, com o bebê recém-nascido sabendo da importância desse programa, o município aderiu ano passado e vem acompanhando 800 famílias em 4 bairros com importantes avanços e agora recebendo as atualizações da Seaster”, pontuou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito.

O Governo Federal por meio do Ministério da Cidadania coordena o programa Criança Feliz Primeira Infâncias no SUAS e enviou para Santarém a assessora técnica na coordenação de Formação e Disseminação do departamento de Atenção à Primeira Infância Katiuska  Lopes dos Santos. Ela avaliou a importância da presença do ministério mais próxima a quem executa o programa. “É sempre um prazer estar nos municípios, estados. O programa tem uma larga escala, uma grande abrangência nos estados e municípios. É importante estarmos visitando.”

Katiuska destacou sobre Santarém ser o primeiro município do Brasil a trazer o programa para dentro das Casas de Acolhimento como a Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF) que acolhe os indígenas e a Casa de Acolhimento Institucional Reviver e o Programa Família Acolhedora (PFA). “O coordenador do programa no estado, Antônio Sena, nos informou sobre essa experiência devido a especificidade aqui da região e para o programa é muito enriquecedor, estamos sempre num processo de transformação e adequação e para nós é um desafio que vai atender toda uma família institucionalizada.”

O sociólogo da Seaster Luiz Carlos Figueiredo também esteve à frente da realização do seminário e avaliou que foi uma mobilização positiva pela participação dos municípios. “O seminário trouxe informações, dinamizou o Programa na região, fortaleceu as ações e Santarém já trouxe uma resposta para o Ministério sobre o que se pode fazer, o que se pode mudar pelo trabalho realizado no município.

Luiz Carlos destacou que é preciso essas saídas regionais para escutar mais os municípios que executam o programa, para que haja a adaptação na região amazônica. “Santarém trabalha com os povos tradicionais e deve haver uma expertise sobre esse público” finalizou.

O coordenador do Programa Primeira Infância do SUAS da Secretaria Estadual de Assistência Social Trabalho Emprego e Renda (Seaster), Antonio Sena, Reforçou que "O município de Santarém está de parabéns pelo trabalho que vem realizando em suas unidades”.

Ely Harasawa, Secretária Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania reconheceu a importância do Seminário. “Vocês estão fazendo um trabalho magnífico de integração, que é o que nós da Secretaria sempre sonhamos. A integração do Primeira Infância do Suas com os serviços e programas da Proteção Social Básica. Quero dar os parabéns a equipe que idealizou o evento e para vocês que estão discutindo sobre essa integração. Graças ao trabalho que vocês estão fazendo no Pará, fomos reconhecidos internacionalmente com o Prêmio Wise da Fundação Catar.”

Além de Santarém estiveram participando representantes dos municípios de Belterra, Curuá, Itaituba, Medicilândia, Oriximiná, Óbidos, Prainha, Rurópolis e Terra Santa. Uma média de 70 pessoas acompanharam diariamente o Seminário.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.