Cheios de energia e animação, usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cra) Santana participaram na manhã deste sábado (2) de uma programação com atividades físicas voltadas para o bem-estar e saúde, na Praça Barão de Santarém. A iniciativa foi da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) em parceria com a Operação Bioativa.
Mais de cinquenta usuários estiveram presentes participando ativamente dos exercícios como alongamento, treino funcional, ginástica laboral e zumba. A maioria dos participantes foram os idosos e jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e as mulheres do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF.
Os idosos desenvolveram exemplarmente cada momento sob o comando da equipe da Operação Biotiva composta pela instrutora e professora Ceene Ventura, professora de educação física Dayane Leão e o professor de ritmos Andrews Farias.
A professora Ceene Ventura destacou que a equipe ganhou muito em poder apresentar as atividades para um público tão animado e disposto. "Nos sentimos felizes com o convite. A Operação Bioativa trabalha com treinamento funcional e agora inicia uma turma de corrida no Parque da Cidade. A atividade física é tudo."
A usuária Raimunda Estela Pereira da Silva, 79, foi uma das mais animadas do grupo e disse ter amado as atividades com os amigos na praça. "Moro pertinho do Cras e sempre participo das ações, eu não perco nada. A idade não me impede graças a Deus, é muito bom ter saúde e a atividade física ajuda muito", contou dona Raimunda.
"Quanta energia recebemos nessa manhã tão agradável. Os idosos nos surpreendem bastante. Eles aceitaram prontamente vir até aqui na praça. A disposição e alegria deles nos contagia e despertam em nós a importância da atividade física para nossas vidas", pontuou a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito que ainda destacou que pretende realizar esse tipo de atividade de saúde e bem estar ao ar livre em conjunto com os oito Cras de Santarém.
A coordenadora do Cras Santana Alcivane Caldeira enfatizou que saúde e bem estar são fundamentais. "Foi pensado em proporcionar algo diferente e que oportunizasse atividades ao ar livre fora do ambiente diário no Centro com objetivo de tirá-los do sedentarismo, que houve o contato com a Operação Bioativa para mostrar um pouco do que o projeto trabalha. Nossos usuários merecem o melhor. O que gratifica é que o resultado foi o esperado, todos gostaram muito e querem participar mais dessas atividades", destacou Alcivane.
Leia também: