4. Santarenos lotam a Praça São Sebastião para prestigiar a Cantata de Natal
Santarenos lotam a Praça São Sebastião para prestigiar a Cantata de Natal Autor: Desconhecido

Santarenos lotam a Praça São Sebastião para prestigiar a Cantata de Natal

Emoção, leveza e espiritualidade foram sentimentos perceptíveis nos gestos, nos rostos e nos olhares de milhares de pessoas que prestigiaram a Cantata Natalina no domingo (16) que contou a história do Natal e de Jesus Cristo. O evento realizado na Praça São Sebastião (Praça Barão de Santarém), no Teatro Joaquim Toscano foi promovido pela Prefeitura de Santarém, com a efetiva participação das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Assistência Social e entre outras secretarias.

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Celsa Brito marcou presença no evento em prestígio ao trabalho da Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy. "A Escola de Artes nos mostrou os resultados positivos de todo o trabalho realizado no ano de 2018 através da Semed. A Cantata Natalina contou a história de Jesus por meio do tema 'É Natal em Santarém' convidando à população a uma renovação espiritual, por meio de uma dinâmica cultural e criativa."

O secretário Municipal de Cultura Luís Alberto Figueira afirmou que a Cantata é um projeto de Natal do governo municipal que tem a finalidade de apresentar a todas as faixas etárias a magia do Natal através da figura do Papai Noel e demais personagens típicos desta época do ano. "Que esse momento contribua com a reflexão do verdadeiro renascimento de Jesus e do nosso próprio renascimento a respeito dos nossos atos e ações. Aproveito a oportunidade para deixar minha mensagem de Natal com o desejo de que todo o setor cultural seja valorizado, assim como tem feito o atual governo sob a gestão do Prefeito Nélio Aguiar. É preciso que a cultura seja sempre enaltecida", finalizou.

A coordenadora da Escola de Artes, professora Monique Paixão afirmou que o tema da Cantata trouxe este ano um recorte da história do Natal e o seu verdadeiro sentido por meio das expressões de música, dança e teatro que envolveu 400 alunos da Escola de Artes e mais 60 acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Música da Universidade do Estado do Pará (Uepa). "Foi uma noite emocionante onde tivemos a oportunidade de contar por meio da música, da dança e do teatro a história e o sentido do Natal, desde o nascimento de Jesus. Nos sentimos muito felizes em ver a praça lotada e a população prestigiando o nosso espetáculo", comemorou Monique.

A acadêmica Catarina Pimenta do 4º Semestre do Curso de Licenciatura Plena em Música da Uepa afirmou que a parceria com a Escola de Artes foi essencial para o aprendizado do curso e a experiência de outras vivências no campo da arte, além de mostrar ao público os resultados do trabalho da universidade.

Na Programação alusiva ao Natal, a Semed teve participação direta no dia 14 de dezembro com a Parada Natalina na orla da cidade onde participaram crianças da Educação Infantil, e no dia 16 de dezembro com a Cantata de Natal com os alunos da Escola de Artes.

De acordo com a secretária Municipal de Educação Mara Belo, a Cantata é o momento para refletir sobre o verdadeiro sentido do Natal, o nascimento de Jesus. Tem um significado concreto, que se traduz num clima de leveza e de generosidade, que possibilitam a população refletir e cultivar valores de fraternidade, solidariedade, respeito às diferenças e a perseverança seja o condutor dos pensamentos e ação de todos. "Jesus se doa e vem até nós trazendo mensagem de paz, de amor e de perdão."

Mara Belo também disse que a Cantata tem um significado simbólico às crianças da Escola de Artes ao compartilharem com a população a magia e as boas energias do Natal, fazendo nascer no coração de cada um a esperança, a fé, a generosidade e o amor entre as pessoas. Trata-se de um momento único, que jamais será esquecido pelos pequeninos. "Através da arte eles expressam mensagens de paz; de renovação de sonhos, celebração de conquistas, com o desejo de que os melhores sentimentos permaneçam no coração de cada um", ressaltou.

Para finalizar, a secretária de educação agradeceu a todos os envolvidos na Cantata de Natal que é uma ação de governo, para proporcionar à população um momento de festa, magia e reflexão e disse esperar que a verdadeira celebração do Natal seja realmente dentro de todos os corações e que lá se renovem os melhores sentimentos. "E que festejem o nascimento de Jesus Cristo ao lado de familiares e amigos com alegria, saúde, amor e paz".

A Cantata de Natal é um evento tradicional que ocorre em Santarém (PA) há vários anos promovida pelo governo municipal em espaço aberto, por meio de uma ação de governo. O evento gera grande expectativa por parte da população, em especial, das crianças.