4. Santarém terá representantes na 1° Conferência Estadual de Vigilância em Saúde

Santarém terá representantes na 1° Conferência Estadual de Vigilância em Saúde

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enviou a Belém dois representantes para a etapa estadual da 1° Conferência de Vigilância em Saúde. Esta fase do evento contará com representantes de todos os municípios do Pará, que na oportunidade, devem apresentar e defender as propostas elencadas na 1° Conferência Municipal, que em Santarém, foi realizada nos dias 11 e 12 de agosto.

Com a temática: "Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito a Proteção e Promoção da Saúde do povo Brasileiro",na Conferência Municipal foi possível fazer uma reflexão e garantir a participação contínua da sociedade na Gestão Pública, que é um direito assegurado pela Constituição Federal e de certa forma promove a saúde com articulações nas Redes de Atenção.

Segunda a coordenadora da Divisão Epidemiológica da Divisa, enfermeira Edna Gadelha, as conferências são também uma oportunidade para que a população conheça a vigilância em saúde. "As pessoas não conhecem bem o nosso trabalho enquanto vigilância, mas nós fazemos a promoção e prevenção das doenças, então nós vamos divulgar para que as pessoas conheçam nosso trabalho e a importância das vigilâncias", concluiu a enfermeira.

A enfermeira destacou ainda a expectativa para a etapa estadual. "Esperamos voltar com pelo menos 80% das nossas propostas aprovadas para chegarmos a fase nacional".

De Santarém, participam a coordenadora da Divisão epidemiológica da Divisa, enfermeira Edna Gadelha e o coordenador da Divisão de Vigilância Sanitária, Walter Mattos.

A  Conferência Estadual é realizada nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20). Na etapa estdual serão definidos representantes para a etapa nacional.