4. Santarém segue com imunização contra o sarampo
Santarém segue com imunização contra o sarampo Autor: Desconhecido

Santarém segue com imunização contra o sarampo

Última atualização 15h50 A Prefeitura de Santarém, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde (Divis...

Última atualização 15h50

A Prefeitura de Santarém, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), continua combatendo o sarampo em Santarém. A imunização contra a doença continua sendo feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) bem como a vacinação itinerante que também vem sendo disponibilizada à população.

Saiba mais:

Esta semana, a Divisa recebeu mais 400 doses da vacina para continuar a imunização na cidade. A equipe de vacinação itinerante está atuando na Divisa, especialmente com o público-alvo que tem participado do curso de manipulação de alimentos que vem acontecendo em suas dependências. Além da Divisa, a equipe está nesta terça-feira (20) no Rio Tapajós Shopping e na quarta-feira  (21) estará com vacinação na Panificadora Bom Pão da Fernando Guilhon.

"A orientação é que as pessoas se vacinem, até mesmo os adultos que não lembram se já foram vacinados. Ressaltamos também que para se imunizar, é preciso receber duas doses da vacina, isso quer dizer que mesmo que a criança tenha tomado uma dose ela precisa tomar uma segunda para fazer o bloqueio do sarampo e estar imunizada contra a doença", informou a coordenadora da equipe de combate ao sarampo em Santarém, enfermeira Edna Gadelha.

Edna Gadelha disse ainda que hoje, 20 de março, enviou uma nova amostra para Belém para realizar confirmação da doença. Trata-se de uma criança que esteve internada no Hospital da Unimed. A enfermeira confirmou que desde julho do ano passado, foram 118 notificações da doença. Dessas, 41 casos foram confirmados como sendo sarampo. Só nos primeiros meses de 2019, foram confirmados 3 casos da doença em Santarém. Segundo o Ministério da Saúde de janeiro de 2019, até ontem, 19 de março, foram registrados 23 casos de sarampo no Pará.

"O alerta continua e a gestão municipal prossegue tomando providências para mais uma vez erradicar o sarampo, livrando nossa população da doença", concluiu Edna.

Confira notícias de outras áreas de governo