1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Santarém discute desenvolvimento sustentável ao sediar evento da ONU em parceria com os estados da Amazônia Legal
Santarém discute desenvolvimento sustentável ao sediar evento da ONU em parceria com os estados da Amazônia Legal Autor: Arquivo-Agência Santarém

Santarém discute desenvolvimento sustentável ao sediar evento da ONU em parceria com os estados da Amazônia Legal

Samuel Alvarenga
Publicado em - Atualizado
Será lançado, oficialmente, o Fundo Brasil-ONU para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Por ocasião da visita ao país da vice-secretária-geral da Organização das Nações Unidas, Amina Mohammed, à convite do Governo Federal, o município de Santarém sediará no dia 02 de agosto, às 17h30, no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, o evento ONU e Amazônia: parceria para o desenvolvimento sustentável, organizado conjuntamente pelo Sistema ONU no Brasil e o Governo do Estado do Pará, em nome do Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal Brasileira, presidido, neste momento, pelo executivo estadual. 

A ONU e o Consórcio Interestadual Amazônia Legal lançaram no dia 15 de novembro do ano passado, no Hub Amazônia Legal da COP27, um mecanismo programático-financeiro para a promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira. O mecanismo prevê a mobilização de recursos por meio da criação de um fundo fiduciário, chamado Fundo Multi-doadores das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Legal (MPTF da Amazônia).

O mecanismo vai beneficiar os grupos populacionais mais vulneráveis da região com ações de geração de alternativas econômicas sustentáveis, de proteção de seus meios e modos de vida e de garantia de sua segurança física, sanitária, energética, climática e alimentar. 

O evento contará com autoridades do Governo Federal, dos governos dos estados amazônicos, de órgãos diplomáticos, de organismos internacionais e do setor privado, com o objetivo de discutir os esforços conjuntos para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia em benefício das 29 milhões de pessoas que vivem na região. O lançamento nacional do Fundo Brasil-ONU para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, também, ocorrerá durante o evento em parceria entre o Sistema Nações Unidas, Governo federal e governos estaduais da região.

"Essa é mais uma oportunidade em discutir o presente e firmar ações concretas para pavimentarmos o caminho que nós pretendemos seguir nas próximas décadas. Estamos em uma posição única de contribuir para o desenvolvimento sustentável na Amazônia, por isso nos sentimos honrados e com extrema responsabilidade em sediar este evento, em assumir o protagonismo pelas decisões da região em que moramos, em proteger a floresta, os povos tradicionais, com a responsabilidade do desenvolvimento comum aos estados que hoje fazem parte da Amazônia Legal", ressalta o prefeito Nélio Aguiar.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.