1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeito de Santarém participa de missão técnica internacional do projeto Inova Juntos
Prefeito de Santarém participa de missão técnica internacional do projeto Inova Juntos Autor: Agência Santarém

Prefeito de Santarém participa de missão técnica internacional do projeto Inova Juntos

Samuel Alvarenga
Publicado em - Atualizado
Evento ocorre em Portugal e Santarém representa a região Norte

O prefeito Nélio Aguiar, embarca para Portugal, sem ônus para o município, onde participa, de 19 a 24/11, da missão técnica do projeto Inova Juntos - Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade. O programa internacional de cooperação é promovido pela Confederação Nacional dos Municípios Brasileiros (CNM), em parceria com o Centro de Estudos Sociais e a Associação Oficina, com o apoio da União Europeia e reúne 20 cidades brasileiras, , 12 cidades portuguesas e outras 8 latino-americanas, incluindo autoridades locais, setor privado, sociedade civil e universidades, por meio de projetos aprovados em quatro áreas temáticas: Desenvolvimento Econômico e Inovação, Desenvolvimento Territorial e Consórcios, Cidades Verdes e Mudanças Climáticas e Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social.

Santarém representa a região Norte com o projeto de fortalecimento da agricultura familiar, na área de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Nessa temática, serão abordadas as boas práticas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido desde 2013 no município, com a compra de alimentos oriundos da agricultura familiar e, posterior, doação às redes e unidades socioassistenciais.

"Milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social são atendidas. Há, também, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que estabelece normas gerais que devem ser cumpridas em todo o território municipal quanto à inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal e vegetal comestíveis e não comestíveis. Com a iniciativa, os estabelecimentos cresceram e ganharam mercado, geraram mais emprego e renda e dinamizaram a economia, além de fomentar o desenvolvimento do município como um todo", explica Nélio Aguiar.

Ainda durante o primeiro semestre deste ano, a equipe do Projeto InovaJuntos deu início a uma série de visitas técnicas para a implementação da metodologia de diagnóstico vocacional participativo. Os técnicos tiveram contato direto com comunidades e conheceram as ações desenvolvidas em diferentes áreas da gestão pública.

"Participar do Inova Juntos e, automaticamente, estar entre os municípios selecionados, tendo a honra de representar a região Norte, nos possibilita avançar ainda mais quando pensamos em desenvolvimento sustentável. Essa troca de experiências municípios das outras regiões do país e de outros países, como os de Portugal, contribui para a  implementação da agenda 2030 e, consequentemente, chegar às metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), garantindo a execução de importantes políticas públicas para a população", avalia o prefeito de Santarém.

De Portugal, o prefeito Nélio Aguiar segue para Porto Alegre (RS), onde participa de evento municipalista da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), de 24 a 26/11. A chefia do Poder Executivo será transferida para o presidente da Câmara Municipal de Santarém, vereador Ronan Liberal Júnior, que será o prefeito em exercício de 19 a 24/11.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.