4. Santarém decreta situação de emergência devido a cheia do Rio Tapajós
Santarém decreta situação de emergência devido a cheia do Rio Tapajós Autor: Agência Santarém

Santarém decreta situação de emergência devido a cheia do Rio Tapajós

Neysle Magalhães
3624 famílias foram atingidas. Esse é o registro do maior nível do rio Tapajós em 13 anos.

A Prefeitura de Santarém, por meio do Prefeito Nélio Aguiar, decretou nesta quinta-feira, 27, situação de emergência no município.

Nesta semana, foram registrados os maiores índices de cheia do Rio Tapajos em 13 anos. De acordo com o boletim diário da Defesa Civil, o nível do rio atingiu a marca de 7,98 metros, 10mm maior que a marca de 2009, última maior cheia já vista, e 88mm maior que a cota de alerta.

A decisão foi publicada a partir de um relatório técnico produzido pela Defesa Civil, onde destaca os impactos na população, em especial das áreas rurais e ribeirinhas.

Outro ponto bastante afetado é o comércio em frente à cidade. Por isso, a Prefeitura já instalou 6 novas bombas de drenagem na Av. Tapajos, somando assim 11 equipamentos que devem amenizar os danos no comércio local. Além da instalação de pontes para facilitar o acesso da população.

A Defesa civil municipal também segue acompanhando a situação da Av. Tapajos, áreas de várzea e ribeirinhas e em pontos na zona urbana registrados como áreas de risco.