O anúncio aconteceu no final da manhã desta terça-feira (08), após uma retrospectiva desses 4 anos de trabalho para a certificação e também sobre a importância de participar do Selo, o embaixador Renato Aragão foi quem divulgou a lista com os mais de 400 munícipios que conquistaram a certificação e Santarém foi o único município da região do Baixo Amazonas a conquistar o título.
Todos os envolvidos nesse trabalho que buscou desde 2017 essa certificação acompanharam com ansiedade o anúncio que comprovou que desde o desafio aceito pelo prefeito Nélio Aguiar foi alcançado.
Segundo a articuladora do selo Unicef em Santarém Roselene Andrade foi determinante para a certificação de Santarém muitas conquistas: na Saúde se destaca a ampliação da cobertura vacinal, inauguração da sala de registro de nascimento no Hospital Municipal; Na educação o alcance da meta da busca ativa escolar do Fora da Escola Não pode; na Assistência Social a retomada do BPC na escola atingindo a meta na aplicação dos questionários e ampliação dos serviços da Assistência Social pra região ribeirinha e tradicionais e também o enfrentamento ao trabalho infantil. “Contamos com o trabalho muito competente desenvolvido pelos jovens do Núcleo de Adolescentes (NUCA) que alcançou antecipadamente os indicadores necessários. É com a sensação de dever cumprido que recebemos esse anuncio.” Pontuou Roselene.
“Essa certificação representa avanços muito importantes na garantia de direitos de crianças e adolescentes. É uma vitória conjunta, de esforços de diferentes Políticas Públicas, Assistência Social, Saúde, educação e Conselhos de Direitos. Todos estão de parabéns por essa conquista que é muito significativa” Observou Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
"A certificação pelo Unicef a Santarém é uma grande conquista e mostra que estamos comprometidos em promover o bem-estar social da população e garantir as qualidades necessárias para o desenvolvimento das nossas crianças. Isso tudo só foi possível devido à participação de diversos setores da estrutura da prefeitura, principalmente em áreas destinadas às crianças e adolescentes", salientou o prefeito de Santarem, Nélio Aguiar.
Entenda sobre o Selo Unicef
O Selo é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes. Receber o Selo significa que os esforços de municípios, por meio de políticas públicas que realizaram, alcançaram avanços nos direitos de meninos e meninas.
Santarém, ao ser certificada com o Selo, garante benefícios a crianças e adolescentes que passam a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos. Também ganham as famílias e a comunidade porque para conquistar o Selo, a gestão municipal deverá promover intensa mobilização, participação e engajamento social.
Os municípios certificados receberão um troféu, um certificado e a autorização para utilizar a logomarca do Selo UNICEF. Também ganham as famílias e a comunidade porque, para ganhar o Selo UNICEF, a gestão municipal deverá promover intensa mobilização, participação e engajamento social.