A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), aguarda a chegada de novas doses de vacina para retomar a campanha de imunização contra a o vírus da Influenza.
“As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Saúde do estado que faz a entrega aos municípios”, explica Dayane Lima, secretária municipal de Saúde de Santarém.
Em duas fases da campanha já realizadas em Santarém foram imunizados grupos de risco como portadores de doenças crônicas não transmissíveis, motoristas de transporte coletivo e portuários, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e salvamento e mais de 93% de idosos. A meta de idosos a ser vacinada é de 23.116 idosos.
“A apesar da pandemia, os trabalhos da Saúde continuam em diversas frentes e não pararam. A imunização contra influenza também é uma maneira de ajudar no combate à covid-19, além de facilitar o trabalho de nossos profissionais, pois quanto mais pessoas imunizadas, menor a corrida de pessoas as unidade básicas de saúde. Os sintomas são parecidos e confundem o paciente”, explica Dayane.