O prefeito de Santarém Nélio Aguiar entregou mais uma escola ampliada, nesta sexta-feira, (19) às 16h30, como parte da programação de aniversário de 359 anos de Santarém. Trata-se da Escola Municipal César Simões Ramalheiros, no bairro Área Verde, beneficiada com a construção de três salas de aula, aumento do muro e reparos da quadra e do prédio. A escola atende a 619 alunos do Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino Fundamental e conta com 46 colaboradores.
A diretora da escola, professora Alcira da Silva, disse que o serviço de ampliação é muito importante à comunidade escolar. Segundo ela, há muitos anos lutava pela melhoria da escola, pela pavimentação no anel viário da grande área e por um posto de saúde e tudo isso foi feito pelo prefeito Nélio Aguiar. A diretora agradeceu às obras e também a distribuição dos kits de alimentação escolar, que muito ajudou as crianças nesse momento de pandemia.
A secretária de Educação Mara Belo, destacou que a Escola César Ramalheiros, que hoje (19) comemora 12 anos de fundação, como incentivo recebe novas salas construídas, assim como a reforma do prédio e da quadra de esportes. Mara Belo disse, ainda, que as ações devem-se às propostas inovadoras do prefeito Nélio Aguiar, que entre elas, prevê toda criança na escola e para que isso se torne realidade, em muitas localidades, precisa de novas salas de aula.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Emir Aguiar, comentou que uma das vocações do prefeito Nélio Aguiar é resgatar o sonho das pessoas, das comunidades, exemplificando o que fez na Área Verde com os serviços de infraestrutura, educação e saúde. Destacou também o trabalho exemplar da secretária de Educação em termos de gestão, de planejamento. Emir também registrou o trabalho incansável do vice-prefeito José Maria Tapajós, que muito têm contribuído com o município de Santarém há muitos anos tanto como vereador, quanto como vice-prefeito.
O prefeito Nélio Aguiar disse que se sente motivado pelo serviço que a gestão dele vem realizando em Santarém. Comentou que nessa missão que Deus lhe confiou, de prefeito de Santarém, dedica-se inteiramente às pessoas mais necessitadas e locais desprovidos de equipamentos públicos. Por isso, propôs dar a mesma atenção a essas localidades que sempre foram destinadas à área central da cidade.
O prefeito falou da ampliação da escola César Ramalheiros, coerente com o compromisso de que toda criança deve estar na escola, mas não em qualquer lugar e sim em ambientes adequados à prática de uma educação de qualidade. Nélio, no entanto, reconheceu que não há recursos suficientes para atender todas as demandas do município, mas a gestão tem sido muito abençoada e com isso tem conseguido levar benefícios a muitas comunidades, em especial, as mais necessitadas.
O prefeito de Santarém ressaltou que em breve estará retornando à Área Verde para entregar o anel viário, uma grande obra de pavimentação. O mesmo está sendo feito na Avenida Dom Frederico Costa, onde foi construída uma ponte de concreto para manter a ligação permanente dos bairros centrais à Área Verde, Jutaí, entre outros.
Além disso, o prefeito revelou que há um projeto em Brasília no valor de 123 milhões de reais, para pavimentação de ruas, principalmente, da periferia da cidade, incluindo, algumas artérias da Área Verde.