A reinauguração do Centro de Referência de Assistência Social Santarenzinho aconteceu nesta quinta-feira (02). O espaço ganhou toda a reforma necessária para retomada das atividades com segurança. A reforma foi realizada com recursos oriundos do Governo Federal no valor de R$ 96.735,70.
O CRAS é administrado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social - SEMTRAS, via cofinanciamento do Ministério da Cidadania. Sua instalação ocorreu em 01 de julho de 2009.
"Foi extremamente necessária a reforma para o bem dos nossos colaboradores e principalmente dos nossos usuários. Vamos continuar atendendo os polos e fazendo o nosso melhor para atender a quem precisa dos nossos serviços", garantiu a coordenadora do espaço, Poliana Dias.
A presidente da associação de moradores do bairro Santarenzinho, Izabel Castro agradeceu à gestão.
"O Santarenzinho está de parabéns, a diretoria da associação de moradores está de parabéns e externo nossa gratidão a todos pela reforma. Quero agradecer ao prefeito Nélio Aguiar, a secretária Celsa e a coordenadora Poliana pela conquista da reforma e o retorno das atividades".
A titular da Semtras, Celsa Brito, destacou a importância de um equipamento como esse para a comunidade.
"O Cras Santarenzinho conta com 7.221 famílias cadastradas. São realizados atendimentos, acompanhamentos e orientações a 97 famílias através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF. Participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) 171 usuários, sendo 67 crianças de 07 a 14 anos, 44 adolescentes de 15 a 17 anos e 60 Idosos”.
A secretária destacou ainda que além das atividades mencionadas, ainda existem os polos do Residencial Salvação e Amparo com 10 grupos ativos atendendo crianças, adolescentes e idosos, correspondendo a 244 pessoas. O CRAS também oferta o Programa Criança Feliz, que atende 180 famílias desde grávidas, crianças de até 3 anos e beneficiárias do BPC de até 6 anos.
"Sabemos que a comunidade assim o como nós da gestão estávamos ansiosos para a chegada desse dia. Desejamos que todos possam continuar fazendo parte desse importante equipamento. Hoje parabenizo a equipe pelos trabalhos prestados, à população que faz um bom uso desse espaço e rogamos a Deus para que logo possamos retornar com as atividades coletivas que enchiam o centro com muita alegria e sonhos".
O prefeito Nélio Aguiar explicou que para oferecer um espaço mais adequado e com mais conforto foi necessário realizar a reforma.
"Foi necessária a reforma e a gente conseguiu resolver. Hoje estamos entregando para a comunidade o espaço com segurança para a população vulnerável da grande área do Santarenzinho. Todos estamos felizes com o retorno desse equipamento e agora sem pagar o aluguel durante o período que foi necessário para a reforma", observou o prefeito.
A retomada dos atendimentos será feita a partir desta sexta-feira (3), das 8h às 14h, na Rua Nossa Senhora do Rosário, esquina com São Lucas, s/n próximo a Escola Eilah Gentil - Bairro Santarenzinho.
Também participaram da o vice-prefeito José Maria Tapajós; o vereador Mano Dadai, os secretários Paulo Jesus (SMT); Vânia Portela (Semma); Diego Pinho (SMT); a coordenadora de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Nelcilene Lopes; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Roselene Andrade; a conselheira tutelar Edinelma Silva, a coordenadora da Proteção Social Básica (PSB) Marlen Ribeiro e lideranças da grande área do Santarenzinho.