A reinauguração do Centro de Atendimento Social e Centro de Atendimento ao Empreendedor Cidadão (CAS/CAEC), aconteceu nesta sexta-feira (03), após um período de reforma que foi realizada com recursos oriundos do Governo Federal no valor de R$ 268.532,93.
O espaço é uma unidade pública que oferta a gestão municipal do Cadastro Único e funciona de segunda a sexta-feira, de 08h às 14h, promovendo, por meio da inclusão e/ou atualização do Cadastro, o acesso aos programas e benefícios do Governo Federal como: Bolsa Família (PBF), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteira Interestadual do Idoso, Tarifa Social de Energia, em parceria com Equatorial Energia, como, também, outros serviços prestados pelo município: emissão do Passe Livre, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), Registro Geral (RG), Carteira de Trabalho de Previdência Social (CTPS), Carteira de Identificação do Autista, Atendimento Social e agora com o Acessuas trabalho e serviços da agência da Caixa Econômica Federal.
"Esse equipamento é um dos mais importantes do município, pois atende 80 mil pessoas, anualmente, em média sete mil atendimentos mês. O Programa Bolsa Família (PBF) até junho desse ano, beneficiou 31.186 famílias representando uma cobertura de 104,7% da estimativa de famílias pobres no município. Circula um montante de R$ 5.934.310,00 decorrentes de benefícios e programas", relatou a titular da Semtras, Celsa Brito.
A coordenadora do Centro, Márcia Lehmann, destacou que a reforma teve o objetivo de melhorar o acesso da população de Santarém.
"Foi extremamente necessário paralisarmos nossos atendimentos durante esse período, mas não deixamos a população desassistida. Os serviços foram remanejados para os oito CRAS. Nesse momento, estamos planejando o retorno das atividades que seguirão todos os protocolos de saúde enquanto durar a pandemia".
O prefeito Nélio Aguiar destacou a importância de entregar o prédio revitalizado para melhor atender a população Santarena.
"Esse equipamento é muito importante para a população, aqui são inúmeros os atendimentos prestados, um grande público, em média de 300 pessoas por dia frequentam esse espaço e, portanto, merecem, ter uma melhor estrutura para esse atendimento".
Nélio agradeceu a todos os colaboradores da Semtras por todo o trabalho desenvolvido à população em situação de vulnerabilidade do município.
A partir desta segunda-feira (06), os atendimentos serão feitos por meio de agendamentos e orientações. O atendimento ao público será retomado a partir da próxima segunda-feira (13).
Participaram da reinauguração o vice-prefeito José Maria Tapajós;os vereadores Ronan Liberal Jr., Alaércio Cardoso, Dayan Serique; a secretária de Saúde,Dayane Lima; as assessoras de planejamento Roselene Andrade; Gabriele Andrade Coordenadoras da; Proteção Social Especial Glaucya Fiori e do Acessuas Trabalho Louise Aguiar, CAS/CAEC Márcia Lehmann, Padre Egilbeto Rabelo pároco do residencial Salvação, Caixa Econômica Federal Joelsio Ferreira e Polícia Civil Edileuza Silva.