4. Saiba como é o trabalho do agente comunitário de saúde e do agente de endemias em Santarém
Saiba como é o trabalho do agente comunitário de saúde e do agente de endemias em Santarém Autor: Desconhecido

O Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente Comunitários de Endemias (ACE) foi comemorado na quarta-feira (4), e a saúde pública de Santarém tem muitos avanços para comemorar, fruto do trabalho destes profissionais.

O Agente Comunitário de Saúde é o profissional que atua na promoção da saúde e prevenção de doenças, orientando e acompanhando famílias e grupos em domicílios e os encaminhando aos serviços de saúde, além de mapear e cadastrar dados sociais, demográficos e de saúde, e identificar usuários ou grupos que demandam cuidados especiais.

Atualmente, a Prefeitura de Santarém conta com 621 ACS´s. Destes, 354 atuam na zona urbana e 267 na zona rural, cada agente visita, em média, 120 famílias por mês.

Para o coordenador dos Agentes Comunitários de Saúde, Marlon Marinho, o trabalho é árduo, mas gratificante. "Os ACS's são uma ponte das famílias com a unidade de saúde, eles visitam diariamente os lares para identificar a necessidade de cada um, para depois orientá-los. É um trabalho feito com muita dedicação".

Já os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) buscam a prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com a supervisão do gestor municipal. Atualmente, 111 ACE's desempenham essa função em Santarém, sendo 101 no controle da dengue, zika e chikungunya. Os demais intensificam os
cuidados e prevenção de doenças como: calazar, raiva, doença de chagas e malária.

O ACE é um profissional fundamental para o contole de endemias e deve trabalhar de forma integrada às equipes de atenção básica na Estratégia Saúde da Família. "Graças a esse trabalho, o município vem apresentando baixo índice de infestação do Aedes Aegypti. Esse resultado se dá pelo excelente trabalho realizado diariamente pelos agentes que levam a prevenção e educação em saúde nos quatro cantos da cidade",  afirmou Edivan Lopes, coordenador dos Agentes de Endemias.

O secretário de Saúde, Edson Ferreira Filho, ressalta a importância do trabalho dos ACS´s e ACE´s para a saúde de todos os moradores do Santarém. "Aproveito o momento para parabenizar todos os agentes comunitários de saúde e de endemias . Ressalto que o trabalho desenvolvido por estes profissionais é fundamental para a atenção básica, ações preventivas e até situações mais graves, principalmente nos bairros afastados do centro da cidade e nas comunidades do interior. O trabalho em conjunto garante saúde à nossa população", concluiu o secretário.