4. Rito religioso e derrubada dos mastros marcam o encerramento do Çairé 2017
Rito religioso e derrubada dos mastros marcam o encerramento do Çairé 2017 Autor: Desconhecido

Rito religioso e derrubada dos mastros marcam o encerramento do Çairé 2017

A manhã de segunda-feira (25) foi festiva na vila de Alter do Chão com a cerimônia de encerramento do Çairé 2017, organizado pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e apoio da Comissão Organizadora do Çairé. No barracão, o rito religioso foi celebrado pelo padre André Carlos Fernandes, o qual envolveu a todos na ladainha cantada no idioma latim em devoção à Nossa Senhora da Saúde e à Santíssima Trindade. O ápice do encerramento ocorreu com a sadia competição da derrubada dos mastros, enfeitados com frutas e que simbolizam a fartura. Os mastros do Juiz e da Juíza foram abaixo com golpes de machado. Neste ano, o primeiro mastro derrubado foi novamente o da Juiza, de bandeira branca.

Saiba mais:

"Eu vim da capital paraense especialmente para viver o religioso do Çairé, e acompanhar de perto a força das mulheres, em derrubar o tronco. E novamente elas levaram ao chão o tronco", afirmou Luciana Helena Barros, de 63 anos.

Estreantes na derrubada, Derlei Ferreira, de 22 anos, pela primeira vez subiu para pegar a bandeira que fica nos altos. O prêmio: a garrafa de bebida. No lançamento dos frutos, parte do ardono no tronco (mastro da Juíza). A nova Juiza será a moradora a professora Olenice de Jesus Vieira. O mastro do Juíz de bandeira Branca, na mesma dinâmica, foi executada pelo morador, o experiente (há 15 anos), Sidnei Sardinha, de 38 anos.

O secretário municipal de Cultura, Luis Alberto Figueira, afirmou estar satisfeito. "Fizemos a diferença ao fomentar a identidade cultural no Çairé e foi satisfatória com inovação, a inclusão de show artísticos culturais na Praça Sete de Setembro. E já pontuamos o que deve ser melhorado na programação. Em 2018, realizaremos o Çairé muito melhor. Estamos planejando a realização do Projeto Integração Cultural da Amazônia com a finalidade de trazer grandes manifestações culturais de raíz", destacou.

"Foi muito positivo a participação das pessoas nos cinco dias de Festa. E ficamos gratos ao poder público na participação dos servidores municipais empenhados para a execução ao atendimento essa grande festa, tanto aos santarenos quanto aos visitantes. Podemos fazer a religiosidade do Çairé independente da Prefeitura, mas o profano, nós dependemos do recurso do governo municipal", declarou o coordenador geral da festa do Çairé, Cleuton Sardinha.

Apuração do Festival do Botos
O resultado da competição entre os Botos Cor de Rosa e Tucuxi será conhecido ainda nesta segunda-feira (25). A abertura dos Portões do Lago dos Botos, às 16 horas e inicio das apurações às 17 horas. E à noite, na Praça do Çairé, às 19h, o Show Filarmônica Municipal Professor Agostinho de Santarém e, às 20h30, Show Chorimbó da Dona e às 22h, no Lago dos Botos, Festa dos Barraqueiros com a Banda Pegada do Forró e Banda Ki Babado. No sábado (30), a Festa da Vitória (Boto campeão).