A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) reuniu na sexta-feira (22) com representantes da Secretaria de Desenvolvimento de Agropecuária e da Pesca do Estado (Sedap). A reunião ocorreu na Semap. O intuito do encontro foi apresentar demandas do Município referente à agricultura e pesca ao Estado.
Dentre as principais demandas apresentadas dos setores estavam: Fomento ao cultivo da mandioca e ao processamento (aquisição de casa de farinha mecanizadas); Retorno do escritório da Adepará ao Distrito de Curuai; Implantação de análise de solo (atendimento aos agricultores); Aquisição de patrulha mecanizada para o preparo de solo e colheita, entre outras.
O Secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa, representou o prefeito de Santarém Nélio Aguiar, na ocasião disse que as demandas apresentadas ao governo estadual são importantes para o desenvolvimento da região no que se refere a produção agrícola e pesca. "Essa parceria entre governo municipal e estadual é importante para o desenvolvimento da região tanto para a aquisição de equipamentos para a manutenção de ramais, piscicultura, bem como assistência técnica. É importante ter um momento como esse para buscarmos parcerias junto ao estado", ponderou Costa.
A Sedap tem por finalidade promover o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras e aquícolas no Estado do Pará, em todas as suas modalidades, possibilitando o incremento dos benefícios sociais e econômicos, visando o bem-estar das gerações presentes e futuras, em benefício da sociedade.
O Diretor de Pesca e Agricultura da Sedap, Jeferson Almeida, disse que é importante a realização de encontros com estes. Ressalta que se empenhará para atender as demandas apresentadas pelo município e se diz otimista. "Estamos muito otimista em vim a Santarém e receber demandas relacionadas a agricultura e pesca. Mais feliz ainda é ver que o município possui estratégias de produção, relacionadas a piscicultura e a pesca, e que vem fazendo um grande diferencial na região. São programas que precisam ser desenvolvidos e teremos o maior prazer em apoiá-los", explicou.
Além do titular da Semap Bruno Costa, estavam presentes na reunião os representantes da Sedap Thiago Alvão, Brenda Santos, Jeferson Almeida e Alisson Castro, o coordenador do Núcleo de Incentivo à Produção Familiar Elizeu Ramos e técnicos do Niprof.