Os últimos ajustes para a abertura da Feira "Flor Tapajós" foram definidos na manhã desta sexta-feira (26), durante uma reunião no Parque da Cidade, com o objetivo de alinhar junto aos órgãos envolvidos na programação oficial do evento. Estiveram presentes coordenadores da Associação Flores do Tapajós que é o idealizador, parceiros como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), além da Prefeitura de Santarém através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap).
O Flor Tapajós é um evento que vai ocorrer no período de 1 a 4 de novembro no Espaço Pérola do Tapajós e é organizado pela Associação de Produtores de Santarém, tendo como parceria a Prefeitura Municipal de Santarém, através da Semap e Emater/PA. A programação reunirá exposição e venda de flores, plantas, artesanatos, adubos, decorações, máquinas, além de oficinas, mini cursos, culinária, e shows culturais. Entre os destaques da programação os minicursos, voltados para a área de Floricultura com o preço de R$ 10,00 e com direto a certificado.
O evento tem a finalidade de valorizar o trabalho de 30 produtores que se dedicam ao cultivo de plantas e flores em Santarém, além de incentivar o fortalecimento da floricultura na região tornando ela mais forte. Cerca de 200 flores e plantas de espécies diferentes serão apresentadas e vendidas na feira que será aberta a população em geral.
A expectativa dos organizadores é que pelo menos 20 mil pessoas passem no Espaço pérola nos quatro dias de exposição e comercialização. A feira vai funcionar da 9h às 22h. "A nossa expectativa é de que esse evento seja um sucesso. Tendo em vista que é de grande importância para a nossa região. A ideia é dinamizar o comércio local. Fazer com que ele se torne uma realidade e valorize os produtores", explicou Luiz Alberto, presidente da Associação Flores do Tapajós.