Mutirão de limpeza coleta todo o lixo acumulado, desde domésticos a de grandes volumes. Foto: Breno Santana.Equipes da Prefeitura de Santarém estão trabalhando na limpeza e retirada de entulho no Residencial Salvação em uma ação do Projeto Cidade Limpa, iniciativa do governo municipal e executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
O ‘Cidade Limpa’ é um mutirão de limpeza que coleta entulhos com o objetivo de prevenir doenças, enchentes e outros transtornos urbanos. É promovido com o intuito de recolher resíduos das casas e quintais, materiais dos quais os moradores querem se livrar.
Esta é a primeira ação de 2020. Foto: Breno Santana.Para participar, a população deve colocar os materiais descartáveis na calçada. Oportunidade para os moradores livrarem-se de todo o lixo acumulado, já que sofás, armários, colchões, pneus e guarda-roupas velhos também podem ser levados na coleta. Pelo projeto, não são coletadas poda de árvore, nem galhos de plantas. A ação conta sempre com o apoio da associação de moradores de cada bairro atendido, que fica responsável por avisar sobre a passagem das equipes do ‘Cidade Limpa’.
“Aos poucos, com projetos como este, a população tem se conscientizado sobre os perigos de ter lixo acumulado em casa, que contribui para o aparecimento de animais que transmitem doenças como ratos, baratas, escorpiões, cobras e insetos, além do mosquito da dengue. Pneus descartados em terrenos baldios, por exemplo, também são um perigo para a saúde pública. A Prefeitura na gestão do prefeito Nélio Aguiar tem essa preocupação com a população, buscando zelar pela saúde e cidadania dos santarenos”, destacou o titular da Seminfra, Daniel Simões.População pode ajudar colocando na calçada os materiais que se quer descartar. Foto: Breno Santana.
Desde 2017, quando foi criado, o Projeto já passou por 32 bairros santarenos e recolheu 792 carradas de entulho, o que equivale a 2.970 toneladas de lixo. Todos os resíduos recolhidos recebem destinação correta.
Em 2020, o Residencial Salvação foi o primeiro contemplado pelo Projeto. As equipes estão divididas em duas frentes de trabalho que percorrem as ruas do bairro recolhendo os entulhos. Para o trabalho, maquinário e mão de obra são fornecidos pela Prefeitura, que disponibiliza caminhão coletor, pá carregadeira e caçambas. O ‘Cidade Limpa’ no Salvação iniciou na segunda-feira (13) e deve prosseguir até esta quinta-feira (16).