Imaginação e educação ambiental, unidas na redução do lixo na natureza. A reciclagem é o processo de reaproveitamento do lixo que seria descartado, dando origem a um novo produto de forma simples e barata e contribuindo com a diminuição da produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental. Em mais uma oficina de capacitação dos atendidos pela pasta da Assistência Social (Semtras), a Prefeitura de Santarém estimulou a educação ambiental com a transformação de lixo em enfeites natalinos.
Adolescentes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santarenzinho, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)/Pólo Residencial Salvação uniram a criatividade com a conscientização transformando garrafas PETs em árvores de natal.“Eles participaram de todo o processo, desde a coleta do material descartado no lixo e que iria poluir o meio ambiente, até a produção das árvores. O principal objetivo foi promover a reflexão do impacto sobre o meio ambiente e mostrar também a importância do trabalho em equipe. O mais interessante é que as árvores serão usadas por eles para enfeitar suas residências no Residencial Salvação”, destacou a orientadora do Cras Kesia Conceição Araújo.
A adolescente Luana Beatriz, usuária do SCFV, aproveitou a oficina para entender o ciclo de reciclagem e contribuir com a ideia. “Gostei muito, pois a gente aprendeu a transformar lixo em arte e fomos atrás de garrafas PETs nas ruas que estavam poluindo o meio ambiente e transformamos em lindas árvores de natal.”