4. Receptivo do Çairé encanta turistas no Aeroporto e Santarém
Receptivo do Çairé encanta turistas no Aeroporto e Santarém Autor: Desconhecido

Receptivo do Çairé encanta turistas no Aeroporto e Santarém

Os turistas que desembarcaram no Aeroporto de Santarém Maestro Wilson Fonseca, para a Festa do Çairé, foram surpreendidos com muita magia, animação e dança, tudo para que os visitantes se sentissem envolvidos com o encantamento da maior manifestação folclórica e religiosa de Alter do Chão, a vila dos Boraris. A ação denominada Receptivo Turístico do Çairé foi realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Uma grande estrutura foi montada na sala de desembarque do aeroporto, uma plataforma representando a Ilha do Amor e a Serra Piraoca foi o palco para apresentação da sedução do boto. Figuras como a Saraipora, boto-homem, boto-animal e a cunhã-Borari foram representadas pelo grupo Bailado de Carimbó que envolveu a todos com muita cênica e dança.

A turismóloga e técnica da Semtur Vânia Barreto, ressaltou a ação como um ponto relevante para acolher bem os turistas "essa é uma forma diferenciada para mostrar nossa hospitalidade, e reforçar que a cultura são elementos imprescindíveis para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo em um destino, como o caso do destino Tapajós".

O Secretário de Turismo Pablo Barrudada afirmou que o Receptivo é uma ação que visa fortalecer a imagem do pólo Tapajós quanto ao destino que acolhe bem os visitantes "as ações do Receptivo Turístico no Aeroporto são crucial para mostrar como nós Santarenos somos um povo hospitaleiro e que a hospitalidade se configura como um dos fatores para a permanência e o retorno do turista/visitante em qualquer destino turístico, no nosso caso, o pólo Tapajós".

O Receptivo é uma ação desenvolvida em consonância com o Plano Encontro Santarém e Belterra (Plano Estratégico de Turismo Santarém e Belterra -2015/2025), contemplada no Programa Gestão do Turismo, no âmbito do Projeto Passaporte Destino Verde, como uma das ações de Educação Ambiental e Patrimonial das Comunidade e Turistas. O receptivo foi realizado nos dias e horários conforme descrito abaixo:
DIA -                      HORÁRIOS         VÔOS AERONAVES
20/09 – Quarta           10h                              Azul