1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Receptivo do Çairé 2018 emociona visitantes e turistas no Aeroporto de Santarém
Receptivo do Çairé 2018 emociona visitantes e turistas no Aeroporto de Santarém Autor: Desconhecido

Receptivo do Çairé 2018 emociona visitantes e turistas no Aeroporto de Santarém

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Os visitantes e turistas que chegarem a Santarém nesta semana terão a oportunidade de conhecer uma M...

Os visitantes e turistas que chegarem a Santarém nesta semana terão a oportunidade de conhecer uma Mostra da maior manifestação cultural da região do Tapajós, a Festa do Çairé, através do receptivo turístico do evento que acontece até o dia 22 de setembro (sábado), no Aeroporto de Santarém Maestro Wilson Fonseca.

O Receptivo é uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o Grupo Cultural Bailado de Carimbó.

De acordo com a gerente comercial da Infraero Ilciney Lopes, a cada ano o Receptivo do Çairé se supera. "Vemos elementos surpresas no planejamento da estrutura dos elementos culturais que envolvem a Festa do Çairé. Este ano temos cores vivas, que são muito presentes durante o evento", descreveu.

Mirian Albertino, que é da cidade de Rurópolis, mas que estava de viagem pelo Nordeste, se sentiu emocionada em ver tanta beleza e a valorização da cultura do povo Borari, de Alter do Chão. "Estou vindo de Recife e me emocionei, me surpreendi com tanta beleza, tanta cultura, é uma modalidade que eu admiro bastante, e feliz por vocês estarem valorizando a cultura local".

Alysson Eugênio, da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), que chegou nesta terça-feira (18) a Santarém para acompanhar o Press Trip do Çairé destacou que o Receptivo do Çairé é uma forma receber bem os turistas e visitantes que chegam a cidade no período do evento. "Isso é muito importante, é um diferencial, o turista e o visitante se sente bem-vindo na cidade, uma apresentação cultural dessa é um convite para participar da Festa do Çairé".

O secretário municipal de Turismo Diego Pinho manifestou a sua satisfação com o empenho da equipe da Semtur em levar novidades para a programação do Receptivo do Çairé. "Estou muito contente com a nossa equipe que não mediu esforços para trazer uma programação diferenciada para esta edição do evento, como a Exposição do artista, Nato Serique, o Flash Mobi desenvolvido pelo sempre bem preparado, Grupo Cultural Bailado de Carimbó e toda a decoração, que com a parceria da Infraero, está sendo mais um sucesso o evento", finalizou.

Sobre a Exposição
Artista: Nato Serique Tupinambá
Artista Plástico, Pajé, indígena de origem Tupinambá do Baixo Tapajós, nasceu na comunidade de Parauá, margem esquerda do Rio Tapajós, terra da Festa do Divino. Filho de Zenobe Serique (Judeu) e de dona Raimunda de Souza Tupinambá (Indígena), considera sua avó Maria Procópia Feliciana a primeira Mestra, ceramista e parceira de Mestre Izauro em várias peças, morreu aos 115 anos e o iniciou no mundo da arte.

Trabalhou no Museu Sacro de Santarém na sua concepção e criação junto a equipe do artista plástico Laurimar Leal. Durante 11  anos vestiu e arrumou a Padroeira dos Católicos santarenos, Nossa Senhora da Conceição, em parceria com Cabelereira Maria Elias. Dom Lino acreditando em seu talento pagou curso de História da Arte em Fortaleza e possui vasta experiência como restaurador, tendo no seu currículo os seguintes restauros:

- Os santos da igreja de Santo Antônio de Oriximiná de estilo barroco.
- Santo Inácio de Loyola da Vila de Boim do Rio Tapajós
- Nossa Senhora de Santana da Vila de Arapixuna
- São Francisco de Assis de Monte Alegre – imagem barroca com mais de 300 anos.

Durante 4 anos foi mordomo da Procissão e do ritual do Çairé atualmente assume o posto de sargento. Na exposição, durante o Receptivo Turístico do Çairé, Nato Serique apresentará as peças do acervo de Neca Borari e de outros moradores da vila.

Essa exposição, que está na Sala de Desembarque do Aeroporto de Santarém Maestro Wilson Fonseca tem como objetivo evidenciar a História do Rito do Çairé através das peças originais e réplicas confeccionadas pelo artista. Esta exposição é de caráter experimental e busca em 2019 a formatação para um espaço permanente.

Sobre o Flash Mobi
Usado atualmente, como uma alternativa para impactar um tema, por meio da dança e de outros artifícios. O Flash Mobi do o Receptivo consiste em uma apresentação da musicalidade do Çairé, com a combinação de cênicas e movimentos coreográficos de integrantes do Grupo Cultural Bailado de Carimbó, que com sua apresentação geram impactos surpreendentes em quem assiste.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.