Os médicos que farão parte do Programa Mais Médicos em Santarém, estão passando por treinamentos na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Na manhã desta sexta-feira (30) eles estiveram recebendo instruções sobre procedimentos, atendimentos, preenchimentos de formulários para informações ao Ministério da Saúde, dentre outros.
Os novos médicos começam a atuar já a partir desta segunda-feira, 03 de dezembro, nas unidades de saúde de Fátima, Maracanã, Mapiri, Santarenzinho, Vitória Régia, Nova República, Área Verde (Zona urbana) e Tapará Grande, Jacamim, Boa Esperança, Guaraná e Nova Esperança (Zona rural). As lotações para as comunidades de Vila Socorro e Vila Curuai ainda não foram preenchidas devido à duas desistências.
De acordo com o coordenador do programa Mais Médicos da Semsa, Lauro Corrêa, apesar do Ministério da Saúde já ter sido comunicado sobre as duas desistências, só a partir do dia 03 de dezembro, quando ocorre a homologação dos novos médicos é que o Ministério deve reabrir no sistema as inscrições para o preenchimento das vagas remanescentes em Santarém. Ele informou que o prazo para que os médicos se apresentem para trabalhar dentro do Programa é 14 de dezembro, e acredita que até lá as vagas já sejam preenchidas.
"Estamos confiantes de que assim que as vagas forem reabertas no sistema, logo teremos médicos para assumir", disse o coordenador.
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também já confirmou para segunda-feira (03) a cerimônia de acolhimento dos novos médicos do programa. O evento acontece no Theatro Victória, às 11h.
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar e a secretária municipal de saúde, Dayane Lima, devem participar da cerimônia, e na ocasião farão a homologação dos novos médicos. A partir daí, eles já seguem para iniciar o trabalho de atendimento à população em suas respectivas Unidades de lotação.