Cena da crucificação de Jesus Cristo emocionou os fiéis O domingo de Páscoa para os católicos de todo o Brasil é o momento de reflexão religiosa voltada a ressurreição de Jesus Cristo. Diversas manifestações foram realizadas em Santarém (PA), neste 21 de abril, para celebrar a vida do Filho de Deus, como a reapresentação do espetáculo sacro do Grupo de Teatro de Aparecida (Grutap), "Jesus, o Filho do Homem". Na área ao lado da Igreja Aparecida, a explosão de arte, fé e tecnologia finalizaram a programação da Semana Santa na Pérola do Tapajós e novamente emocionou os fiéis. Apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
A primeira apresentação do espetáculo ocorreu na sexta-feira (19), santa. Com a dupla responsabilidade de reapresentar no palco os momentos vividos por Jesus Cristo descritos nas páginas da Bíblia, o esforço e doação dos 200 integrantes da equipe foram duplicados. A colaboração do elenco e apoiadores foi extrema por meses e horas de atividade.
Acessórios e vestuários organizados em mesas identificadas para cada cena"Desde a equipe responsável pelos ensaios, cênica, contrarregra, iluminação, produção e som contribuíram para mais esse sucesso. Os contrarregras sempre atentos na rápida montagem da cena, desde as curtas as mais longas, uma delas a Santa Ceia, a qual teve mais detalhes em objetos. Destacou-se a rapidez quanto a organização dos acessórios, mobília e vestuários, cena por cena. E ensaiamos antecipadamente para isso. Em média mil peças estiveram nas cenas. Foram organizadas em mesas e identificadas", disse a coordenadora da equipe de contrarregra, Juliana Bentes.
O acadêmico Marcos Ribeiro é fiel como expectador nos dois espetáculos, e comentou sobre o alto nível dos elencos. "A história de Cristo é maravilhosa e a torna gigantesca aos nossos olhos com os artistas da nossa Pérola do Tapajós. Parabéns a todos os artistas e outros membros que fortalecem essa arte. Vi e senti a emoção com os artistas e cenário das fases da vida de Cristo, do nascimento ao batizado, a traição, milagres, morte e ressurreição. Tudo a serviço do próximo", frisou.
A placa de identificação com as iniciais de Jesus, o Rei dos Judeus junto com a coroa de espinhosO coordenador do Grutap, Abel Solano, destacou a responsabilidade nas apresentações dos fomentadores de cultura, entre atores, técnicos e apoiadores. "Fomos incansáveis nas duas noites. Empenhados em apresentar o melhor ao público. Independente da primeira ou segunda exibição o alinhamento da grande equipe foi a mesma, sempre na busca da precisão no repassar a mensagem do evangelho ao público. E fechamos satisfeitos esta edição do espetáculo sacro. Agradecemos o apoio do governo municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura", destacou o coordenador.
Secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira presente na reapresentação do espetáculo sacroO secretário municipal de Cultura, Luis Alberto Figueira, o "Pixica", esteve presente prestigiando o espetáculo e afirmou que foi impossível conter a emoção diante do profissionalismo do elenco. "Atendeu a proposta, o objetivo maior de levar o evangelho ao público com eficácia por meio das artes. E o governo municipal não poderia ficar de fora e manteve o compromisso de apoiar as artes do Grutap e do grupo Kauré", enfatizou.
Na sexta-feira (19) apresentaram-se os espetáculos "Paixão de Cristo" e a primeira exibição do grupo teatral Kauré e "Jesus, o filho do Homem" do Grutap.
Para visualizar as cenas das apresentações dos espetáculos, acesse os links:
Kauré: https://www.facebook.com/grupoteatralkaure
Grutap : https://www.instagram.com/p/BwI6MvZHKP2/?igshid=10k3qyzb93yxn
Mais informações:
Alciane Ayres – assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634 / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com