A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em conjunto com a ZooUnama participou da soltura de quatro peixes-boi no tanque de contenção na Comunidade Igarapé do Costa durante a tarde desta quarta-feira (19). A iniciativa faz parte do Projeto Peixe-boi o qual tem o apoio da Semma e visa valorizar a preservação dessa espécie que é ameaçada de extinção.
"Esses animais ainda estão na fase de adaptação com o rio, tudo aqui é diferente de onde eles ficavam e por isso ainda é necessário que fiquem por um tempo nos tanques suspensos dentro do rio para que possam começar a se acostumar com o hábitat", informou o médico veterinário da ZooUnama Jairo Moura.
O projeto conta com dois tanques suspensos no rio para manter os animais e também tem como colaboradores remunerados a população local. "Antigamente, aqui havia muitas invasões e pescadores que caçavam os peixes-boi, mas após o projeto a situação aqui melhorou muito, as invasões diminuíram e os peixes-boi aumentaram sua população", explicou João Nilson morador do Igarapé do Costa e funcionário do Projeto Peixe-boi.
"Temos há algum tempo essa parceria com a ZooUnama e nesse dia especial de trazê-los ao rio marcamos nossa presença e apoio aqui para garantir o sucesso da missão e fazer parte desse projeto importante para a sobrevivência dessa espécie ameaçada de extinção", pontuou Waldiclei Oliveira agente de fiscalização da Semma.