Protagonismo foi a palavra do dia debatida pelos mais de duzentos jovens santarenos que participaram da I Conferência Municipal da Juventude de Santarém, realizada durante a quinta-feira (06) no auditório do Instituto de Ensino Superior (Iespes).
Participaram da mesa de abertura a Coordenadora do Acessuas, Louise Aguiar que na ocasião representava a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, o Vereador Didi Feleol representando a Câmara Municipal de Vereadores, o Secretário de Governo Erasmo Maia, representando o Prefeito Nélio Aguiar, o jovem Lucas Buchalle representando todos os participantes da Conferência, além da vereadora Maria José Maia.
A vereadora Maria José Maia, relembrou momentos importantes da participação dos jovens. Ela destacou que a lei 19.689 aprovada em 2015 que instituiu a criação do Conselho Municipal da Juventude estava parada desde a sanção e que a realização dessa conferência é histórica para o município. "É daqui que vamos trabalhar de fato as políticas públicas da juventude a PPJ, que seja a primeira de muitas outras. É importante a partir de agora traçar políticas públicas para ultrapassar o tempo, décadas em todos os setores", finalizou.
O Jovem Lucas Buchalle, membro do Movimento de Cursilho e Cristandade (MCC), falou da importância de estar participando da Conferência. "É uma grande honra participar e também compor a comissão realizadora do evento. De fato é um marco para nós como jovens em termos a oportunidade de protagonizarmos a nossa história".
A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, agradeceu a Assessora Técnica dos Conselhos Municipais, Roseane Matos, aos jovens da comissão, e a todos os envolvidos pela preparação e realização da Conferência e também agradeceu ao Basa, Cargill e Ministério Público do Trabalho (MPT) pelo apoio dado a realização do evento. "A minha palavra é de gratidão pela realização dessa Conferência histórica. O que é importante, é que demos um passo histórico nessa realização. Os jovens que lotam esse auditório devem ser os protagonistas de seu futuro, nós lutamos e apoiamos a realização da Conferência e vamos continuar apoiando, pois temos um compromisso em fortalecer o Controle Social no município, entendemos a importância da gestão compartilhada e participativa", ressaltou Celsa.
A Assessora Técnica dos Conselhos Municipais, Roseane Matos, destacou que o próximo passo pós-conferência municipal da Juventude será criar uma comissão que irá reorganizar a lei municipal da juventude. "Me sinto muito feliz com a presença maciça de tantos jovens participando, discutindo, levantando assuntos importantes para seus futuros. Esse é um momento histórico e vamos acompanha-los em busca do melhor".
Após aprovação do regimento, aconteceu a palestra magna do coordenador da Missão Jovens Sarados de Varginha da Paróquia do Rosário de Minas Gerais, Walter Gabriel Kentenich Silva, sobre a Institucionalização e Fortalecimento da Política Nacional de Juventude. "Hoje os jovens de Santarém começam a escrever uma nova história, tendo voz e tendo vez com a realização da I Conferência Municipal da Juventude. Destaquei em minha palestra a participação dos jovens cem por cento responsáveis pelo seu protagonismo. Eles devem deixar de ser figurante de sua própria história, ocupando seu papel principal, colaborando com a construção de uma nova Santarém, por meio de propostas que contribuam para o fortalecimento de políticas públicas criando um verdadeiro pacto da juventude santarena", afirmou o palestrante.
Após a palestra magna, os jovens que previamente haviam participado do processo de inscrição em que tiveram a oportunidade de escolher qual o eixo gostariam de participar, foram para salas debater o assunto com a orientação de uma dupla de facilitadores.
Os cinco eixos discutidos foram:
Eixo 1: Educação;
Eixo 2: Saúde;
Eixo 3: Segurança Pública;
Eixo 4: Trabalho, Emprego e Renda;
Eixo 5: Esporte, Cultura e Lazer.
O eixo 5: Esporte, Cultura e Lazer, foi o eixo com maior número de inscritos. Participaram das discussões desse eixo o Secretário de Municipal de Turismo, Diego Pinho, e o vereador Didi Feleol.
No eixo 4: Trabalho, Emprego e Renda, teve como facilitadores Assessora Técnica da Semtras, Roselene Andrade e o Superintendente do Banco da Amazônia, Vanderlei Santos, que além de contar como exemplo sua trajetória de vida destacou a importância do jovem. "Para nós como Banco da Amazônia é nosso papel contribuir e auxiliar nesse momento. Os jovens precisam se encontrar no mercado do trabalho. A gente ouve muito falar sobre empreendedorismo jovem e às vezes acabamos confundindo essas coisas. Eu tenho que abrir uma empresa? Não. A gente pode empreender dentro da nossa empresa, dentro do setor público, dentro do setor privado, é realmente entender qual nosso papel e aí poder trabalhar e alcançar objetivos e cargos maiores dentro das instituições". Finalizou.
Eixo 3: Segurança Pública; Facilitador 1: Cabo Glauber Mota, membro do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e o Facilitador 2 foi o Coronel Héldson Tomaso Pereira de Lima – Comandante do Comando de Policiamento Regional 1 – CPR-I. O Coronel parabenizou a realização do evento e achou muito importante participar das discussões do eixo da segurança pública com os jovens.
Eixo 2: Saúde; Facilitador 1: Erek Fonseca da Silva, atua como enfermeiro do CTA/SAE de Santarém e Coordenador do Projeto Saúde nas Escolas (SPE), e o Facilitador 2: Adailton de Jesus Gomes Costa, Educador da Escola Técnica do Sus do Pará Dr. "Manuel Ayres" e da Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz
Eixo 1: Educação; tiveram como facilitadores Marcos Moura Gentil, pedagogo, Trabalha na Assessoria Municipal de Educação de Santarém e o facilitador 2 Dirceu Amoedo Silva, atual Vice-presidente do Fórum Municipal de Educação.
A comissão de reestruturação da lei Votação foi composta por sete representantes governamentais e sete não governamentais.
Essa conferência contou com uma inovação, os jovens ao se credenciar e escolher os eixos, tiveram além das camisas e do material de apoio ganharam bandanas nas cores dos eixos e com a hastag EU FUI I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE, que serviu para manifestar os votos na aprovação do regimento.
A Conferência contou com apresentação cultural de voz e violão de Beatriz Andrade e também da cantora Jhennifer Santos, e ainda finalizou com uma apresentação de Carimbó com os jovens Isadora Matos e Robert Hando.