O prazo para inclusão dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Cadastro Único, encerraria nesse dia 31 de dezembro, mas o prazo foi prorrogado até dezembro de 2018. De acordo com a Portaria Interministerial n° 5/2017, publicada na terça-feira (26) no Diário Oficial da União, os idosos acima de 65 anos e as pessoas com deficiência que recebem o BPC devem estar inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
O cadastramento pode ser feito até dezembro de 2018 nos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Santarém ou no Cas/Caec, nos endereços abaixo citados.
Caso o beneficiário tenha alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar que tenha acima de 16 anos. Basta apresentar o CPF de todas as pessoas que moram na residência com o beneficiário.
Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, a medida cumpre uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) e vai aperfeiçoar a gestão dos benefícios sociais. "Com os dados inseridos no Cadastro Único, temos as informações atualizadas dos beneficiários, o que nos permite administrar melhor os recursos", afirma Terra.
O Cadastro Único é porta de entrada para mais de 20 programas sociais e um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica de cada uma delas.
Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações.
De acordo com listagem emitida pelo MDS em 7 de dezembro, 1.589 beneficiários idosos ainda não fizeram a inclusão do BPC no Cadastro Único. Esses dados são atualizados mensalmente.
Em novembro, 4.463 idosos receberam o BPC.
Endereços
Cras - Nova República, Tv. 25, s/n – Bairro da Nova República
Cras - Santarenzinho, Rua Nossa Senhora do Rosário s/n – Bairro do Santarenzinho
Cras - Caranazal, Tv. Luiz Barbosa n.1310 – Bairro Caranazal (entre Plácido de Castro e Av. Borges Leal)
Cras - Santana, Rua Gonçalves Dias, s/n, (entre Rua Barão de Guajará e Rua Pedro Gentil) – Bairro de Santana
Cras - Urumari, Rua Cristóvão Colombo, s/n (antiga Escola joão Batista Miléo) – Bairro Urumari
Cras - Ribeirinho, Av. Tapajós, Altos do Mercadão 2000
Cras - São José Operário, Rua Nações Unidas, s/n – Bairro São José Operário
Cras - Alter do Chão, Tv. Antonio Agostinho Lobato s/n – Bairro Centro – Alter do Chão
CAS/Caec, Na Av. Sérgio Henn, S/N – Bairro Aeroporto Velho.
Informações sobre os programas do MDS: 0800 707 2003