4. Projeto Turismo na escola leva alunos do planalto santareno para conhecer a festa do Çairé
Projeto Turismo na escola leva alunos do planalto santareno para conhecer a festa do Çairé Autor: Desconhecido

Por meio do Projeto Turismo na Escola da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) da Prefeitura de Santarém, 32 alunos do planalto santareno da Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXIII, tiveram a oportunidade de conhecer pela primeira vez a Festa do Çairé em Alter do Chão -  manifestação folclórica e religiosa da Amazônia que resiste há mais de 300 anos.

O principal objetivo do projeto é sensibilizar estudantes para importância da atividade turística, na perspectiva da conservação e valorização do patrimônio histórico, cultural e ambiental de Santarém.

A ação do projeto foi realizada em duas etapas: no dia 20 de setembro a equipe técnica da Semtur foi até a escola e realizou uma palestra com foco na explicação do que é o Çairé e entregou para cada aluno um folder com as curiosidades sobre o evento. No dia 21 de setembro, os alunos foram levados de ônibus para Alter do Chão, para prestigiar o hasteamento dos mastros, atividade que abre a Festa.

Para a aluna Mariele Cunha o projeto foi muito importante, pois possibilitou a absorção de novos conhecimentos sobre a cultura santarena. "Achei bom, porque eu nunca tinha participado. Foi o ponta pé inicial pra eu continuar com interesse em conhecer um pouco mais da nossa cultura", afirmou.

A diretora da Escola, Margarete Corrêa destacou que o projeto é uma experiência única, pois os alunos só conheciam o Çairé através da literatura e tiveram a oportunidade de ver de perto a festa.  "O projeto Turismo na Escola é uma oportunidade para a escola aperfeiçoar mais ainda o conhecimento de forma concreta dos estudos sobre Santarém, pois essa Festa do Çairé que eles só conheciam em livros, internet, vídeos, tele-aulas, e hoje, eles vivenciaram ao vivo", finalizou.