1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Projeto Turismo na Escola alcança escola de comunidade ribeirinha
Projeto Turismo na Escola alcança escola de comunidade ribeirinha Autor: Desconhecido

Projeto Turismo na Escola alcança escola de comunidade ribeirinha

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
A manhã desta quarta-feira (04) foi de diversão para 36 crianças matriculadas na Escola Municipal Sa...

A manhã desta quarta-feira (04) foi de diversão para 36 crianças matriculadas na Escola Municipal Santa Terezinha, localizada na comunidade Maripá, que fica na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns.

A aventura começou de barco no rio Tapajós na noite de terça-feira (3). Ao chegar à zona urbana de Santarém, os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental aproveitaram para descansar porque o dia seguinte seria cheio.

Hoje os estudantes levantaram cedo e logo trocaram a embarcação pelo ônibus escolar, que levou todos para visitar os principais pontos turísticos da cidade como Mercado do peixe, Mercadão 2000, Praça do Centenário, Terminal Fluvial Turístico, Centro Cultural João Fona e Praça Fortaleza do Tapajós. Eles também conheceram a Semed e a Câmara Municipal de Santarém.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Turismo e Educação. “Foi um prazer imenso proporcionar a essas crianças a alegria que eles sentiram hoje! A gente abraçou, através da divisão de transporte da Secretaria Municipal de Educação, a ideia de trazer essas crianças até a cidade para proporcionar esse momento único (...) Com certeza vamos levar essa alegria a alunos de outras comunidades rurais também. Crianças que nunca haviam saído de suas comunidades antes”, disse Adson Lira, Chefe de Divisão do Transporte Escolar no município.

A cada lugar visitado, as crianças receberam orientações sobre a importância de valorizar e preservar o patrimônio histórico, cultural e ambiental da cidade.

“Nosso objetivo é despertar o interesse pela atividade turística nas crianças para que percebam que a terra onde nasceram é rica e possui muito potencial para o turismo. Nós também esperamos que, desde cedo, elas entendam a necessidade de preservar esses atrativos e se tornem multiplicadoras do conhecimento que adquiriram nessa experiência”, disse o secretário municipal de turismo, Diego Pinho.

O Lucas Lopes está cursando o 9º ano do ensino fundamental. Empolgado, ele contou que foi a primeira vez que realizou um passeio assim, junto com os colegas de classe. “Eles receberam a gente com muito carinho. Eu e meus colegas estamos muito felizes. É uma oportunidade de a gente adquirir novos conhecimentos e conhecer pessoas diferentes. Eu gostei muito!”.

Assim como o Lucas e seus colegas, que viajaram de barco por três horas até chegar à cidade, a maioria dos mais de 300 alunos atendidos pelo ‘Turismo na Escola’ em 2019 vive em bairros periféricos ou em comunidades rurais, o que dificulta o acesso à zona urbana de Santarém.

De acordo com a diretora da escola, entre as 36 crianças que participaram do Projeto nessa quarta-feira (04), apenas uma já conhecia a cidade. “Foi uma oportunidade única e maravilhosa. Eles nunca vão esquecer essa experiência. Visitaram pela primeira vez esses lugares junto com os colegas. Vai ser uma lembrança que vai ficar marcada na vida deles”, disse Maria Rosinalva Alves Godinho.

Por volta das 13h, as crianças embarcaram para fazer o caminho de volta pra casa. Elas chegaram cheias de expectativas e voltam animadas e satisfeitas com o que aprenderam.


 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.