1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. “Projeto Tapajós” é tema de discussão entre Prefeitura e Ministério do Turismo
“Projeto Tapajós” é tema de discussão entre Prefeitura e Ministério do Turismo Autor: Desconhecido

“Projeto Tapajós” é tema de discussão entre Prefeitura e Ministério do Turismo

Alanda Matos
Publicado em - Atualizado
Reunião entre os órgãos tem como finalidade definir investimentos turísticos na região

Autora: Fernanda Rabelo

 

Reunião entre os órgãos tem como finalidade definir investimentos turísticos na região

Os municípios de Santarém e Belterra estão recebendo uma comitiva composta por órgãos nacionais do Turismo para definição do Projeto Tapajós que consiste em criar um plano de ação para investimentos, parcerias e concessões objetivando estruturar o destino Tapajós envolvendo as PPP’s e intensificar a estruturação dos produtos turísticos dos respectivos municípios. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) é a responsável por apresentar o projeto. A reunião iniciou ontem, 26, e segue até sexta-feira, 28.

Legenda: Órgãos reuniram-se em Santarém.

A comitiva é composta por representantes do Ministério do Turismo, Secretaria de Turismo do Pará, Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Secretaria de Programa de Parcerias e Investimentos (SPPI), Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MDH), Agência Brasileira de Promoção Internacional de Turismo (Embratur) e Serviço de apoio às micro e pequenas empresas (Sebrae).

A comitiva foi recepcionada no Aeroporto Maestro Wilson Fonseca pelo Grupo Bailado de Carimbó que animou e deu as boas vindas com a dança predominantemente paraense. Sabendo que a região já possui um forte apelo ao turístico de praia e sol, o estudo provoca os turistas e visitantes a explorarem outros segmentos do turismo, além de intensificar o poder que a região tem para ser sede de eventos nacionais e internacionais que envolvam o turismo.

O gestor da pasta do Turismo em Santarém, Secretário Alaércio Cardoso, salientou a importância da presença dos três entes federativos na região e adiantou alguns pontos que serão trabalhados no Projeto.

Legenda: Na foto o secretário municipal de Turismo, Alaércio Cardoso.

“Um dos segmentos que deverá ser explorado no município é o Turismo de Base Comunitária, onde o turista será convidado a conhecer o modo de vida da população dentro de comunidades. O nosso Prefeito Nélio Aguiar viu o quão importante esse ramo é para Santarém e mobilizou a Semtur a trabalhar esse segmento.”

Alaércio contou também que uma área entre Santarém e Belterra foi escolhida para receber a 4ª etapa do evento Internacional Extreme E, que é uma série de corridas off road de carros elétricos. “Dentro da Secretaria Municipal de Turismo trabalhamos 22 eixos, que vão dos pequenos aos eventos internacionais e estamos preparados para recebe-lo. Vamos trabalhar para levar segurança e seguindo todos os protocolos estabelecidos as belezas da nossa região”, informou o gestor.

O Secretário Regional de Governo, Henderson Pinto, também participou da reunião e falou da expectativa positiva com a chegada da comitiva que deve trazer mais investimentos ao segmento. “Hoje, é um marco para Santarém a vinda do Ministério do Turismo que já são conhecedores do plano e aqui vieram ver e ouvir os produtores de turismo local e a partir daí colocar em prática. Acredito que ainda iremos ver o turismo rendendo 50% da nossa economia, pois temos potencial para isso”.

Legenda: Na foto, André Dias. 

Para apresentar o “Projeto Tapajós” o Secretário de Turismo do Estado do Pará, André Dias, explanou e falou sobre os pontos, lugares e equipamentos públicos que ajudarão no impulsionamento do turismo na região do Tapajós. “Junto com todas essas reuniões trouxemos também investimentos além de produtos e serviços para serem ofertados pelo Ministério do Turismo e os nossos órgãos parceiros, como o Sebrae. Também podemos ouvir as demandas do trade turísticos, que são essas pessoas que trabalham com ramos ligado ao turismo, seja em hotelaria; gastronomia; cultura entre outros para poder atracar um plano de trabalho e estabelecer prazos para efetivamente desenvolver essa cadeia que é tão importante para a região”.

A comitiva finalizou o primeiro dia em Santarém com uma Reunião de Trabalho entre o corpo técnico dos órgãos; secretarias e Ministérios com o trade turístico, que expuseram onde o segmento está sendo falho além de conversar e propor investimentos a cadeia turística em várias modalidades.

O Ministério do Turismo trouxe entre as propostas para o desenvolvimento da região, a estruturação do aeroporto Maestro Wilson Fonseca, para que possa receber voos internacionais; verificar a possibilidade de instalação de um terminal de cruzeiros marítimos; e melhorar os acessos entre os atrativos e a conexão com a internet. Além disso, a Pasta intenciona realizar o mapeamento do mercado turístico, fomentar o desenvolvimento da Vila Americana e buscar investidores para a região.

Hoje, 27, a comitiva segue para o município de Belterra onde conhecerão o Museu de Ciências da Amazônia (Muca) e a Floresta Nacional do Tapajós (Flona).

Legenda: Na foto, o Diretor do Departamento da Atração de Investimentos do Ministério do Turismo, João Daniel Ruettimann.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.