Autor: Ronnie Dantas
Livros e histórias fazem parte da programação que está sendo desenvolvida de forma remota.
Com o objetivo de valorizar e estimular nas crianças o interesse pela leitura, a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Interventoria está realizando a 1ª edição do Projeto “Nas asas da Imaginação”. A programação teve início na segunda-feira (26) e seguirá até 06 de maio, com atividades diversas voltadas para contação de historinhas infantis. O público-alvo são as crianças das turmas do maternal I e II e Pré I. A Unidade é administrada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Por conta da pandemia a programação será desenvolvida por meio de atividades remotas. As dinâmicas utilizadas incluem vídeos e atividades de pintura, recorte e colagem.
Estudos e pesquisas voltadas para a infância mostram que as crianças pequenas são curiosas, brincantes, cantantes e imaginativas. Gostam de história, pedem e escolhem. Apreciam uma boa leitura e contação.
De acordo com a coordenadora da Umei Interventoria, Juliana Bruna, a proposta do projeto é que as crianças da Unidade possam mergulhar no mundo da leitura por meio das historinhas contadas, seja em roda com os pais e irmãos, ou por meio de fantoches, vídeos e outros meios. “Os professores são os intermediadores desse processo e as atividades acontecerão todos os dias. Os pais terão a oportunidade de, ao longo do dia, participar com os filhos nas atividades”, informou a coordenadora.
A programação iniciou na segunda-feira com a entrega das atividades relacionadas ao projeto e uma reunião com os pais por meio do Google Meet, para explicar sobre a realização e a importância da atividade na vida das crianças.
Entre 27 de abril a 05 de maio, o projeto será desenvolvido por meio de atividades feitas pelas crianças, direcionadas pelas professoras nas turminhas de WhatsApp.
O Projeto “Nas asas da imaginação” está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, onde serão desenvolvidos os campos de experiências: o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons e cores; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
A Umei Interventoria conta com 93 crianças matriculadas.
Confira a programação:
2904 – Gravação de vídeos pelas professoras contando historinhas
30/04 – Postagem das historinhas gravadas pelas professoras nos grupos de WhatsApp das turminhas
01 e 02/05 - Leitura das historinhas pelos pais (aquelas que foram enviadas para as crianças através dos livrinhos infantis e que foram entregues junto com as demais atividades).
06/05 - Culminância do projeto na própria Umei Interventoria. Será das 7h30 as 12h30 com a exposição das atividades e dos livrinhos de historinhas realizados pelas crianças.